Livro Springer Nature sobre Anatomia Digital, por Professores do Técnico

Livro “Digital Anatomy: Applications of Virtual, Mixed and Augmented Reality”, por Joaquim Jorge e Daniel Simões Lopes (IST/DEI; INESC-ID Lisboa), em colaboração com Jean-François Uhl (Université de Paris) e Pedro F. Campos (UMa). Springer Nature, 2021

O primeiro livro sobre anatomia digital, escrito em estreita cooperação entre médicos, anatomistas e cientistas da computação, foi publicado este ano pela prestigiosa série de livros “Human-Computer Interaction Studies” da Springer Nature, editado por dois Professores do Instituto Superior Técnico Joaquim Jorge e Daniel Simões Lopes (DEI; INESC-ID Lisboa), em colaboração com os professores Jean-François Uhl (Université de Paris) e Pedro F. Campos (UMa).

O livro “Digital Anatomy: Applications of Virtual, Mixed and Augmented Reality” aborda a aplicação da Realidade Estendida (XR) explicitamente à Prática Clínica e Cirúrgica através da Formação e Ensino; esclarece as abordagens clássicas com as vantagens trazidas por VR (realidade virtual), AR (realidade aumentada) e MR (realidade mista); Apresenta sistemas, técnicas e métodos recentes de VR, AR e MR para anatomia digital.

Este livro oferece aos leitores novas perspetivas sobre a aplicação da Realidade Estendida (XR) à anatomia digital, uma nova disciplina emergente na interseção entre a Informática e Anatomia. De facto, a forma como os professores ensinam anatomia em sala de aula está a mudar rapidamente, à medida que novas abordagens baseadas em tecnologia XR se tornam cada vez mais acessíveis. Estudos recentes mostram que a Realidade Virtual (RV), Aumentada (AR) e Mista (MR) podem melhorar os resultados de retenção e aprendizagem.

Os leitores encontrarão tutoriais relevantes sobre técnicas de reconstrução tridimensional para realizar dissecações virtuais. Vários capítulos servem como manuais práticos para alunos e formadores em anatomia para atualizar ou desenvolver suas habilidades de anatomia digital. Desenvolvemos este livro como uma ferramenta de apoio para esforços colaborativos em torno da Anatomia Digital, especialmente em contextos de ensino à distância, internacionais e interdisciplinares.

Mais informações.