Bodas de Ouro de Engenharia Mecânica reúnem dezenas de alumni no Técnico

Os antigos alunos de Engenharia Mecânica tiveram oportunidade de visitar as memórias e instalações que no passado marcaram a passagem pela escola.

Começou há dois anos o trabalho de preparação de um dia que se queria memorável. O motivo? Os 50 anos após a passagem pelo Técnico. O dia 10 de maio foi a data escolhida e foram mais de 80 os antigos alunos de Engenharia Mecânica que marcaram presença, usufruindo de um programa “motivador e harmónico” que brindou o passado, mas não esqueceu um olhar sobre o presente da escola que todos definem como “sempre sua”. A celebração juntou  como vem sendo hábito em comemorações anteriores – os alunos licenciados em 1969 e 1970, anunciando-se por isso mesmo a repetição da festa já para o ano de 2020 com a comemoração dos 50 anos, ainda que com outros moldes.

A celebração contou com a presença do presidente do Técnico, professor Arlindo de Oliveira, de uma representante do Departamento de Engenharia Mecânica, a professora Virgínia Infante, e ainda  de três  docentes que marcaram o trajeto académico dos alumni enquanto assistentesos professores Eduardo Marçal Grilo, Carlos Salema e Júlio Montalvão. O programa do evento dividiu-se em vários momentos que permitiram uma viagem pelos velhos tempos, a celebração dos mesmos, e também a homenagem aos docentes que marcaram o percurso dos antigos alunos. Um dos momentos altos é apontado pelo antigo aluno, engenheiro Rui Remígio: “O momento mais icónico foi certamente a visita aos atuais centros de investigação que excederam todas as expectativas dos participantes”.

Sempre que as pausas no programa assim o permitiram, as recordações transformaram-se em longas e animadas conversas. As lembranças das vivências no Técnico, mas também a vida profissional e familiar de cada um e os elogios à organização das Bodas de Ouro iam-se alternando como tema dos diálogos.  De todas as ideias trocadas, houve uma conclusão que pautou todas as conversas, como partilha Rui Remígio: “O Técnico foi e continua a ser uma Grande Escola”.

“A jornada de 10 de maio 2019 fica na história das nossas vidas e na do Técnico, pelo seu sucesso e singularidade consideramos que não é repetível”, sublinha o engenheiro Rui Remígio. “Estamos empenhados em continuar a comemorar anualmente a nossa licenciatura num convívio sempre bem-sucedido e alegre”, afiança ainda.  A adesão registada, mas sobretudo a “alegria e o convívio são a prova real do sucesso” para a organização. “A comissão organizadora sente-se totalmente recompensada pelo esforço e tempo que dedicaram a este evento”, frisa, em nome da comissão organizadora, o engenheiro Rui Remígio.