Maratona tecnológica TecStorm abre-se à comunidade na sua 7.ª edição

A última edição da maior hackathon universitária do País teve uma nova categoria e a estreia de um dia aberto à comunidade.

A fase final da 7.ª edição da TecStorm aconteceu no fim-de-semana de 14 a 16 de abril, na Fundação Champalimaud. O evento que se apresenta como uma “maratona tecnológica que apoia o empreendedorismo jovem e o desenvolvimento de ideias capazes de gerar impacto na sociedade” é organizado pela Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (Junitec) e contou com 28 equipas a competir em quatro categorias: Conetividade, Energias, Saúde e, em estreia nesta competição, Fintech.

Dos mais de 600 inscritos – maioritariamente da região de Lisboa – chegaram a esta fase 111 participantes. Disputam o prémio de melhor projeto, em cada uma das quatro áreas; melhor pitch e melhor protótipo.

A maior hackathon universitária do país contou, pela primeira vez, com um dia aberto à comunidade. Cerca de 300 pessoas marcaram presença. Na abertura do evento, Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico, enalteceu a iniciativa, relembrando a sua participação “no caminho de 33 anos da Junitec”. Pedro Garcia da Silva, coordenador científico da Fundação Champalimaud, afirmou que “este é o tipo de evento que se enquadra no papel” da instituição e que “ouvir as mentes mais novas é importante”. Já nas palavras de Ana Matos, presidente da Junitec, “o TecStorm propõe soluções, uma vez que “a tecnologia deve ser um meio para uma sociedade melhor”.

Nestes sete anos, mais de 200 projetos foram criados, no âmbito da competição. As inscrições são individuais ou por equipas e a organização assegura transporte, alojamento, alimentação e material técnico, garante Margarida Santos, gestora de projeto do TecStorm 2023 e membro da Junitec.

Os projetos vencedores foram o sistema de reaproveitamento de água fria do chuveiro sem esforço, Watr nas energias; o dispensador de medicamentos DoseIT, na saúde; as pulseiras de monitorização do estado de saúde, Santri, na conectividade e a plataforma LegalAID na categoria Fintech.

Vários estudantes do Técnico integraram a competição. Das equipas vencedoras, fizeram parte Sofia Morais e Joana Mendes (DoseIT), Manuel Barros e João Rocha (LegalAID) e Beatriz Rodrigues, Afonso Cruz, Luis Castillo, Alda Pereira e Sofia Barbeiro (Watr).