MecanIST traz conceituados nomes do mundo da Engenharia ao Técnico

O grande foco desta edição das Jornadas de Engenharia Mecânica é o conjunto de palestras com vários alumni que se têm vindo a destacar em múltiplas áreas.

Escolheram o átrio do Pavilhão Central propositadamente porque acreditam que este é o melhor espaço para conseguir alcançar um dos grandes objetivos do MecanIST: “chamar a atenção de todos os estudantes do Técnico, atrair e cativar os alunos para o trabalho, que dentro e fora das nossas portas, se faz na área de Engenharia Mecânica”, explica o Presidente do Fórum Mecânica, Nuno Guerreiro.

Entre a exposição tecnológica no átrio e o salão nobre que se enche com as palestras, o evento tem tido muito sucesso junto dos alunos. No segundo dia do evento a organização estima que entre 400 a 600 alunos já tenham passado pelas atividades. Além da representação de um vasto painel de empresas, a exposição integra um conjunto de projetos de investigação e protótipos ligados à área de mecânica desenvolvidos dentro do Instituto Superior Técnico. Para o Presidente do Fórum Mecânica esta é a melhor maneira de chegar “aos alunos que daqui a alguns meses vão para o mercado de trabalho, aos que pretendem dedicar-se à investigação ou até aqueles que acabaram de chegar e não imaginam como ser pró-ativos dentro do Técnico”.

Apesar de esta ser já das Jornadas de Engenharia Mecânica, a organização tenta anualmente ajustar o programa às necessidades e preferências dos estudantes. “Temos vindo a perceber que ao trazer oradores conceituados na área, ainda por cima antigos alunos desta casa, cativamos os alunos, porque eles se reveem nas histórias”, afirma Nuno Guerreiro.

As portas do MecanIST abriram-se esta terça-feira, 14 de março, para João Vasco Lopes, um engenheiro aeroespacial, que se formou no Técnico, mas que acabou por se render às Políticas Públicas, trabalhando, hoje em dia, no Ministério da Economia na área da energia. O alumnus falou da sua ainda longa experiência na European Space Agency (ESA), onde passou os primeiros anos de carreira, abordando os projetos em que esteve envolvido, nomeadamente as operações especiais. Aproveitou, ainda, para aconselhar os presentes acerca dos vários caminhos que podem seguir após o curso: “A indústria espacial em Portugal está a crescer e já há projetos muito bons, dependendo claro, da vertente que querem seguir. O meu conselho é que para já tentem perceber o que querem fazer e depois encontrem maneira de lá chegar”, disse João Vasco Lopes.

Um dos momentos mais aguardados das jornadas está agendado para hoje, dia 15 de março. Nuno Filipe, também alumnus do Técnico, e atual “ Guidance and Control Engineer” da NASA aceitou o desafio de vir explicar como alcançou um lugar na Agência Espacial Norte- Americana e o trabalho que desenvolve. “Sentimos um orgulho e um carinho especial por conseguirmos trazer um investigador da NASA às nossas jornadas, ainda apor cima quando ele foi um dos primeiros a confirmar, mostrando total disponibilidade para vir partilhar com os alunos do Técnico a sua experiência”, conta o presidente do Fórum Mecânica.