Melhor projeto desenvolvido na unidade curricular de Aprendizagem distinguido pela Everis NTT Data

Depois de uma Pitch Final onde as 5 equipas apresentaram os trabalhos desenvolvidos acerca de redes neuronais, a equipa "Digitus" acabaria por se sagrar vencedora.

A equipa “Digitus”, composta por Gonçalo Valente de Oliveira e João Ribeiro Dias, reuniu o consenso dos jurados desta 3.ª edição do “Prémio de Mérito everis NTT DATA em Aprendizagem” e arrecadou o prémio monetário de 1.300 euros. Foram 5 as equipas que se debateram no Pitch Final, esta quarta-feira, 6 de outubro, pelo galardão que premeia os alunos que se destacam na unidade curricular (UC) de Aprendizagem, integrada no mestrado em Engenharia Informática e de Computadores.

Cada uma das duplas apresentou os projetos desenvolvidos na disciplina tendo por base a análise de redes neuronais, expondo os modelos usados e os resultados obtidos. Um atento grupo de jurados composto pelos dois dos docentes da disciplina, os professores Andrzej Wichert e Eugénio Ribeiro, e por dois representantes da everis NTT Data, Pedro Martins, diretor da área de Data & Analytics, e Carla Cardoso, Senior Manager Data & Analytics, avaliou a performance das equipas, e não se coibiram de denotar alguns aspetos que poderiam ser melhorados nos projetos e nas apresentações, mas que também não esqueceram os elogios às abordagens e ao trabalho realizado.

Cada equipa foi avaliada segundo os seguintes critérios: execução do projeto; componente inovadora do projeto, apresentação dos resultados e capacidade de comunicação demonstrada. Com uma apresentação híbrida, estando um dos elementos em sala e outro presente remotamente, bem à moda dos tempos atuais, a equipa “Digitus” acabaria por se distinguir das restantes.

Além da distinção da excelência e do esforço dos estudantes, este galardão tem uma outra vertente de apoio à melhoria da qualidade de ensino, através de um uma doação, no valor de 867 euros, ao Departamento de Engenharia Informática (DEI). Caberia ao CEO da everis NTT DATA Portugal, Tiago Barroso, a entrega do prémio aos dois docentes da disciplina presentes no evento.

O CEO da consultora, e antigo aluno do Técnico, felicitou os alunos pelo trabalho desenvolvido, e realçou que aquilo que “estudam, pensam e fazem está na vanguarda da inovação tecnológica”, realçando que é também este o posicionamento para que a companhia trabalha, algo que simbolicamente se reflete na atribuição deste prémio de mérito.

Tiago Barroso aproveitaria ainda a oportunidade para dar a conhecer melhor a NTT DATA, empresa global de negócios digitais e prestadora de serviços de Tecnologias de informação representada em Portugal pela everis. “Somos a 6.ª maior empresa do mundo de serviços de tecnologia de informação. Em Portugal temos um ótimo ambiente de trabalho, fazemos projetos que muitos nos orgulham e temos um modelo de trabalho que conjuga o remoto com o presencial porque entendemos que o futuro do trabalho está a mudar e temos que ter tempo para fazer as nossas carreiras, mas também temos que ter condições para aproveitar aquilo que a vida tem para nos dar”, afirmou, despertando o interesse dos futuros engenheiros que compunham a plateia.

Também o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, fez questão de marcar presença na cerimónia, agradecendo à everis NTT DATA a parceria e salientando a relevância desta ligação ao tecido económico e empresarial. “Esta é uma área estratégica para o Técnico porque acrescenta valor à formação que podemos dar aos nossos alunos”, sublinhou, lembrando que além deste prémio de mérito esta colaboração tem dado vários frutos importantes para a comunidade do Técnico, entre as quais o programa Lab2Market, um programa de aceleração de inovação organizado com o apoio da companhia que integra a rede de parceiros desde 2018.