Campus e Comunidade

Melhores teses nas áreas de Telecomunicações e Media pertencem a Mestres do Técnico

João Serra e Miguel Regouga foram distinguidos pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) com o “Best Thesis Award”.

João Serra, antigo aluno do mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e Miguel Regouga, antigo aluno do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, são os autores das melhores teses de mestrado na área de Telecomunicações e Media, respetivamente.  Os dois jovens foram distinguidos na passada quarta-feira, 12 de maio, com o Best Thesis Award promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE).

Miguel Regouga não esconde o contentamento e a “grande honra” que sente por receber esta distinção “que valida todo o esforço e trabalho que produzi ao longo de um ano”, e lembra que desenvolver uma dissertação não é um trabalho fácil. “Esta distinção acaba por ser uma maneira de validar que o empenho — seja ele em que contexto for — é sempre compensado de uma maneira ou outra”, refere.

No trabalho distinguido, o alumnus do Técnico focou-se no desenvolvimento de uma aplicação (app) que cria estações de rádio personalizáveis ao gosto do utilizador. “Estas estações estão interligadas com serviços de streaming de música e são dirigidas por um locutor virtual, onde é possível escolher os temas que se pretende ouvir ao longo da emissão – como música, notícias, informações de trânsito ou meteorologia-, concebendo assim uma nova experiência musical que se afirma pessoal, personalizável e compartilhável”, explica.

A ideia é fruto da junção de duas das suas grandes paixões: a música e a tecnologia, e o antigo aluno acredita mesmo que este “possa vir a ser o futuro da rádio”. “Num mundo onde temos acesso a qualquer conteúdo com um simples toque, muitos de nós acabamos por ficar mais desconectados da sociedade em geral. É isso que o meu trabalho pretende colmatar: ao trazer para a era digital a ‘companhia’ que sempre esteve presente em meios de comunicação tradicionais como a rádio, podemos criar novas experiências musicais que são mais amigáveis, humanas e partilháveis”, fundamenta.

Para Miguel Regouga o seu “trabalho é único em muitos sentidos” e rapidamente nos explica porquê: “Em primeiro lugar, foi uma ideia autoproposta, pelo que o trabalho aborda todas as fases de desenvolvimento do conceito — desde a formulação do mesmo até ao produto final”. “Creio também que é um tema que qualquer pessoa se possa relacionar, uma vez a música faz parte da convivência humana há inúmeras décadas, e a pesquisa que conduzi comprova que os temas que abordo no trabalho são experienciados por grande parte da população em geral”, complementa.

Para além disto, Miguel Regouga considera que “a tese originou algo palpável que qualquer pessoa pode usar atualmente com um smartphone”. “Trata-se de um produto com pés, membros e cabeça que, quem sabe um dia, possa vir a ser lançado no mercado”, sublinha o agora software developer da Imaginary Cloud.

Quando se candidatou ao “Best Thesis Award”, João Serra tinha a noção de que o seu trabalho concorreria diretamente com “teses de grande qualidade”, mas entendeu que deveria concorrer ainda assim. Volvidos alguns meses, não podia estar mais satisfeito com a decisão.“Obviamente sinto-me contente e muito agradecido pela orientação e pelo apoio do professor Carlos Fernandes, do professor Sérgio Matos e do Dr. João Felício”, salienta.

Depois de obter uma avaliação final de 20 valores, o trabalho intitulado “Dual-Band Beam Scanning Antenna for the Satellite Ka-Band Based on Rotary Transmit Arrays” acabou mesmo por ser escolhido pela APDC como o melhor na área de Telecomunicações.

Tendo em conta as previsões de que o aparecimento dos novos projetos de constelações de satélite, como o Starlink da SpaceX ou o Project Kuiper da Amazon, revolucione o acesso de banda larga à Internet a nível global, João Serra decidiu na sua tese de mestrado explorar desde já uma solução para tal, concebendo uma antena compacta, leve e de custos reduzidos para os terminais terrestres de ligações móveis bidireccionais na banda Ka para satélites. “Esta é a primeira antena de varrimento de feixe com ganho elevado a ser implementada através de um sistema rotativo de transmit arrays que funciona simultaneamente em duas bandas de frequência distintas e é insensível à polarização utilizada. Para isto, foi proposta uma nova abordagem para a implementação da antena que garante diagramas de radiação mais estáveis que a solução convencional”, salienta o aluno.

“Telecomunicações, em especial Antenas e Radiopropagação, é uma área que sempre me cativou e que tem inúmeros caminhos a explorar”, partilha João Serra.  Este interesse e as perspetivas de futuro que encontra na área levaram-no a querer prosseguir o seu percurso académico, frequentando atualmente o programa doutoral do DEEC na área de Telecomunicações sob a orientação do professor Mário Silveirinha.

Um prémio que distingue o talento nas áreas das tecnologias de informação e telecomunicações

Lançado em fevereiro de 2021, o Best Thesis Award pretende premiar o mérito dos estudantes das universidades representadas pelo Consórcio das Escolas de Engenharia, que reúne o Técnico, a FEUP, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Esta 1.ª edição do galardão contou com 53 candidaturas, das quais apenas 46 cumpriam os critérios de elegibilidade.

André Cruz, antigo aluno da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), junta-se ao leque de vencedores, e o seu trabalho foi distinguido como o melhor na área de Tecnologias de Informação.

Os 3 grandes vencedores- eleitos pela qualidade técnica e científica da dissertação, originalidade e carácter inovador e impacto social dos seus trabalhos – receberam prémios pecuniários de 1500 euros.