Memorando de entendimento abre novo ciclo no desenvolvimento do campus do Taguspark

Os presidentes do Instituto Superior Técnico e da Câmara Municipal de Oeiras assinaram na passada sexta-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e o presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço, assinaram na passada sexta-feira, 25 de setembro, um memorando de entendimento do qual resultará a elaboração de um programa de desenvolvimento do Campus Universitário do Taguspark. Um dos pontos do acordo rubricado é a elaboração do programa de atividades do Técnico neste campus  para o quinquénio 2020-2025.

Na sua intervenção o presidente da Câmara Municipal de Oeiras referiu que este é um “passo importante”, que mostra como o “Município entrou efetivamente num novo ciclo de desenvolvimento, com o desígnio da nova marca Oeiras Valley”. Isaltino Morais expressou a sua vontade de que os Oeirenses “passem a pensar no Técnico como a nossa Universidade”, e sublinhou que objetivo deste acordo é passar da relação de cordialidade para a verdadeira parceria.

Também para o presidente do Técnico a assinatura deste memorando é “o começo deste recomeço” nas relações com o Município. Assinalando a importância que o campus do Taguspark tem na Escola, o professor Rogério Colaço lembrava alguns números demonstrativos disso mesmo, como o número de alunos formados nos últimos 25 anos neste pólo do Técnico. Recordando o investimento de 30 milhões feito neste campus, o presidente da Escola frisava a sua vontade de “aprofundar a relação com o município de Oeiras”.

Além das palavras que refletiam na perfeição a vontade de ambas as entidades, a ambição de consolidar esta colaboração ficou expressa no memorando de entendimento assinado. O reforço da oferta em residência universitária, da rede de ciclovias e sistema de bicicletas partilhadas, o investimento em novos equipamentos culturais, desportivos e de lazer, e a requalificação paisagística envolvente são algumas das ações anunciadas.

O Técnico compromete-se a manter o atual número de alunos e atrair novos docentes interessados em sediar a sua atividade no campus, quer através da criação de novos cursos, quer em novos projetos de investigação e desenvolvimento. Para além disto, haverá do lado da escola o investimento no desenvolvimento e no crescimento dos laboratórios temáticos já existentes e também no lançamento de outros.

A criação de um “programa de visitas de curta e longa duração capaz de atrair investigadores e professores estrangeiros para realizar visitas e sabáticas no campus” é também uma das iniciativas a cumprir pela Escola, “contribuindo assim para o enriquecimento e internacionalização da comunidade Técnico e do município em geral”. Além disto, e indo ao encontro das oportunidades que advirão da reestruturação de ensino planeada para 2021/22, o Técnico poderá também vir a oferecer, nas suas instalações do Taguspark, “uma infraestrutura para desenvolvimento de provas de conceito que respondam a necessidades das instituições de Oeiras”.

A experiência do Técnico na divulgação da Ciência, Tecnologia e Engenharia junto dos mais jovens não foi esquecida neste acordo, e por isso mesmo passa também a estar diretamente envolvido no desenho das atividades educativas para o Oeiras Educa, trazendo alguns dos seus projetos de divulgação até aos jovens do município.