Mensagem de Boas-Vindas aos novos alunos

Mensagem de Boas-Vindas aos novos alunos do Presidente do Técnico.

O Instituto Superior Técnico sempre se distinguiu por uma cultura de exigência e qualidade, que lhe tem permitido cumprir efetivamente a mais importante das suas missões, a de formar profissionais altamente qualificados para o país e para o mundo. É com grande satisfação que dou as boas vindas aos novos alunos que, nos próximos anos, aqui irão estudar e adquirir uma formação única no país e aos mais altos níveis dos padrões internacionais. Ao entrarem no Técnico estão a embarcar numa aventura que vos transformará de uma forma que apenas no fim do percurso conseguirão compreender. Não só irão ter acesso a uma formação de qualidade, como também serão expostos a ideias na vanguarda da ciência e da tecnologia. Conhecerão e farão amizades com colegas que, a seu tempo, desempenharão importantes papéis nas instituições e organizações nacionais e internacionais.

Terão à vossa disposição um conjunto de infraestruturas, únicas a nível nacional, repartidas pelos três campi do IST, que vos darão acesso a um ensino experimental, atualizado e ligado à realidade empresarial. Espero que aproveitem bem esta oportunidade, e que honrem, com o vosso trabalho e o vosso esforço, a tradição desta escola centenária. O país está a fazer um grande investimento na vossa educação e, mais do que nunca, precisa de engenheiros, arquitetos, cientistas e gestores, competentes e dedicados.

A formação que receberão no IST permitirá não só que se posicionem para vir a desempenhar no futuro funções em empresas, grandes e pequenas, mas também que venham a criar as vossas próprias oportunidades, explorando e desenvolvendo ideias que criem valor económico para o país e para a Europa. A visibilidade internacional da vossa Escola, que participa em todas as grandes redes de escolas de engenharia da Europa, e em muitas redes mundiais, permitir-vos-á obter uma exposição a culturas, tecnologias e sociedades diferentes da nossa, o que vos dará uma visão muito mais clara da posição e oportunidades de Portugal no contexto internacional.

O sucesso do IST tem-se devido principalmente à inteligência e dinamismo dos seus alunos que, ao longo do último século têm sido a testemunha viva da qualidade do ensino do IST. É responsabilidade dos novos, assim como dos atuais e antigos alunos, garantir que esta tradição de excelência se manterá e se reforçará, mostrando ao país e ao mundo que ter um grau pelo Técnico é uma garantia de qualidade sem paralelo, ao nível da formação superior em Portugal.  Isso exigirá, seguramente, um grande esforço da vossa parte, mas desse esforço resultarão também novos conhecimentos, experiências e amizades. O futuro compensar-vos-á seguramente por esse esforço, que devem às vossas famílias, ao vosso país e, acima de tudo, a vós mesmos.

Prof. Arlindo de Oliveira
Presidente do Instituto Superior Técnico