Mérito de alunos em Análise Complexa e Equações Diferenciais reconhecido pela McKinsey

Além do vencedor do prémio, Alexandre Neves, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, foi também atribuída uma menção honrosa a Hugo Matias, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Todos os estudantes do Técnico inscritos pela 1.ª vez no 1.º semestre à unidade curricular(uc) de Análise Complexa e Equações Diferenciais têm um estímulo adicional para atingir bons resultados: o prémio de Mérito entregue pela McKinsey. Naquela que foi a 2.ª edição deste galardão além do vencedor, Alexandre Neves, aluno do curso de Engenharia Informática e de Computadores, foi também distinguido com uma menção honrosa um segundo estudante: Hugo Matias, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. A entrega do galardão que pretende distinguir o estudante que tiver obtido a melhor classificação à disciplina realizou-se em formato online, esta terça-feira, 6 de outubro.

A representar a McKinsey&Company na cerimónia estiveram Ana Rita Catarino, Senior Recruiter, e o engenheiro António Mósca, antigo aluno do Técnico e Engagement Manager da consultora. A cerimónia contou também com a participação virtual do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, do vice-presidente para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, do presidente do Departamento de Matemática (DM), professor Miguel Abreu, do docente responsável pela uc, professor Luís Barreira, assim como de outros docentes que lecionam a disciplina.

António Mósca seria o primeiro a congratular os alunos distinguidos, fazendo questão de enaltecer o valor que o talento do Técnico tem dentro da McKinsey. “Muitos dos quadros mais seniores da nossa consultora são antigos alunos do Técnico, e se olharmos também para todo o corpo de consultores há  muitos profissionais que se formaram na escola. Penso que isto reflete o valor que damos ao talento do Técnico”, declarou. Sobre a escolha desta disciplina para a atribuição do prémio, o engenheiro referia que a decisão se deve, essencialmente, a dois fatores: “esta é uma unidade curricular transversal aos vários cursos do Técnico o que nos permite ter contactos com muitos alunos; e, além disso, apreciamos e queremos carimbar a importância destas capacidades analíticas e conceptuais dos alunos do Técnico que estão bem representadas nesta cadeira”.

O detentor da extraordinária classificação final de 20 valores à disciplina que lhe valeu a distinção,  não conseguiu esconder o orgulho e a emoção na breve intervenção que fez.  Lembrando como soube da existência deste prémio, Alexandre Neves agradeceu à professora Cristina Câmara- com quem teve a disciplina- e vincou a importância destas distinções. “Poder receber este prémio é algo que vai para além da boa nota, sinto que finalmente alguém está a reconhecer o trabalho que faço e as minhas competências enquanto aluno”, destacou ainda. “Receber este prémio acaba por ter algum impacto na minha autoconfiança, e fará com que me esforce ainda mais para ter um melhor desempenho ao longo do curso para que mais empresas reparem no meu valor”, concluía o vencedor do galardão.

Também Hugo Matias que conquistou a menção honrosa graças aos 19 valores que obteve como classificação final nesta uc, não menosprezou o possível impacto deste galardão no resto do seu percurso académico, “elevando a fasquia”, e desafiando-o “a tentar sempre melhorar”. Orgulhoso com esta distinção, o aluno fez questão de agradecer ao Técnico e à McKinsey esta iniciativa, e à professora Maria João Borges pelos ensinamentos que lhe passou.

O presidente do Técnico também faria questão de agradecer à consultora a entrega deste prémio, manifestando o orgulho na parceria que une as entidades. Depois de felicitar os alunos por esta conquista, o presidente do Técnico partilhava o seu agrado por ver que esta distinção é atribuída no âmbito de “uma disciplina basilar” do plano de estudos dos cursos do Técnico. “De facto, estes prémios são muito importantes, e deixa-me muito feliz que este seja atribuído no âmbito de unidade curricular basilar, e cuja importância é muita na formação dos nossos alunos”, sublinhava o professor Rogério Colaço. “Esta iniciativa é diferenciadora no percurso destes alunos, porque reconhece o seu valor e é um prémio que lhes é atribuído no início do seu percurso, o que pode motivá-los ainda mais a perseguirem estes bons resultados”, adicionava, de seguida.

De acordo com presidente do Técnico apesar de muitas vezes estas disciplinas de Matemática e de Física “não serem usadas posteriormente e de forma direta no percurso profissional dos nossos graduados” estas “fazem parte da impressão digital do Técnico” e “são importantíssimas na formação dos nossos alunos, na construção das suas competências”, salientava.

Para além do prémio entregue a Alexandre Neves no valor de 1.290 euros, este galardão tem uma outra componente de apoio à melhoria das condições de ensino e aprendizagem, sendo por isso feita uma doação ao DM no valor 860 euros.