Campus e Comunidade

“Não pode haver inovação sem educação e investigação”: plataforma digital europeia ‘Agora’ lançada na ULisboa

Nova ferramenta digital liga universidades e empresas europeias para acelerar projetos de investigação e inovação.

“Não pode haver inovação sem educação e investigação”, afirmou Cecília Rodrigues, vice-reitora da Universidade de Lisboa, na manhã de 18 de novembro, assinalando o início da sessão que levou ao Auditório do TTC@ULisboa, na Cidade Universitária, o lançamento do Unite! Widening Digital Campus Hub for Companies and SMEs. A plataforma pretende aproximar estudantes, investigadores, docentes e empresas num mesmo espaço digital de colaboração.

Para Rui Mendes, diretor para os Assuntos Internacionais do Instituto Superior Técnico e responsável pelo programa de formação e capacitação de investigadores no âmbito do projeto Unite! Widening, o principal objetivo passa por garantir condições que permitam consolidar uma prática consistente de cooperação. “Estamos a consolidar uma rede europeia que facilita a participação de instituições e empresas de diferentes contextos. A plataforma é um meio prático para estruturar atividades conjuntas e promover a circulação de conhecimento”.

A nova plataforma, Agora organiza num único ambiente digital serviços de apoio a projetos, acesso a infraestruturas de investigação e recursos educativos desenvolvidos pelas universidades parceiras. Jesús Alcober, responsável técnico da gestão da plataforma, destacou esta lógica integrada, explicando que a solução “permite identificar parceiros, aceder a capacidades técnicas específicas e encontrar caminhos de colaboração que seriam mais difíceis de concretizar sem um espaço comum”.

A vertente digital do projeto marcou também a intervenção de Alberto Rodrigues da Silva,  docente do Técnico,  que enquadrou a iniciativa no âmbito da EU Digital Decade 2030, um plano estratégico da União Europeia que define metas concretas para a transformação digital até 2030. Sublinhou que a digitalização amplia o alcance das instituições académicas e empresariais, “funcionando como uma ponte que liga academia, centros de investigação e empresas, e cujo potencial permite oferecer serviços concretos, melhorar o acesso a infraestruturas avançadas e transformar conhecimento em soluções tangíveis”.

A perspetiva empresarial surgiu através da IDMind – Living Robotics, empresa integrante da rede spin-off do Técnico, que salientou a importância de ferramentas que facilitem a identificação de competências académicas relevantes para desafios industriais específicos.

A sessão terminou com uma mesa-redonda dedicada ao potencial de cooperação entre universidades e empresas europeias. Paulo Alvito, alumni de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Técnico, sintetizou o espírito do encontro: “Criar oportunidades para estabelecer ligações de forma estruturada, aproximando conhecimento académico de desafios reais e permitindo desenvolver projetos com impacto na esfera europeia”.

A iniciativa integra o projeto europeu Unite! Widening, parte na aliança universitária Unite!, da qual fazem parte a Universidade de Lisboa e outras oito instituições de ensino superior europeias. O projeto procura reforçar a construção de um espaço europeu onde educação, investigação e inovação se articulam, consolidando o papel das universidades na resposta a desafios tecnológicos e industriais.