Newton’mas 2018 encerra com chave de ouro o ano do Departamento de Física

O programa do evento desdobrou-se em vários momentos que foram desde a partilha de conhecimento até à distinção do mérito.

O Newton’mas já se tornou um ritual obrigatório para alunos, docentes e antigos alunos do Mestrado em Engenharia Física e Tecnológica (MEFT). O workshop que tem como intuito celebrar a física em geral, brindar a data de nascimento de Isaac Newton – a 25 de dezembro do calendário Juliano, mas também premiar o mérito e promover o convívio entre os vários elementos que vão fazendo o sucesso do Departamento de Física (DF) teve mais uma edição de sucesso este sábado, 15 de dezembro.

Os professores Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, Luís Lemos Alves, presidente do DF, Vasco Guerra, coordenador do MEFT, e ainda Eduardo Ferreira, presidente do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico( NFIST), ficaram responsáveis pelo painel inaugural onde se foi refletindo o presente e lançando algumas metas futuras. “Este evento é muito importante tanto para podermos recordar o que está para trás, mas principalmente por poder olhar para a frente”, destacava o professor Vasco Guerra. Também o professor Arlindo Oliveira frisou a importância deste workshop que “espelha a cultura de gosto pela ciência e pela física que carateriza o Técnico”. O futuro não foi esquecido na alocução do presidente do Técnico que assinalou o ótimo posicionamento que a Escola tem alcançado nos últimos anos, um lugar que coloca novos desafios a todos. “O Técnico tem tido a capacidade de atrair os melhores alunos do país e temos a obrigação de manter esse nível. Mas para isso temos que superar dois desafios: garantir que a experiência pedagógica dos alunos no Técnico é positiva sem sacrificar a exigência e melhorar a qualidade dos espaços físicos”, destacou.

Depois do momento alto do evento: a IST Distinguished Lecture com o professor Bernard Dieny, seguia-se a atribuição dos Prémios de Excelência Académica no MEFT e também dos diplomas que distinguiam as melhores dissertações. José Figueiredo foi o aluno do primeiro ciclo distinguido com um prémio pecuniário, que lhe permitirá custear o pagamento de dois anos de propinas no segundo ciclo. Foram também, e no âmbito do mesmo prémio, entregues duas menções honrosas a Madalena Carvalho e Beatriz Dias.

Os alunos do segundo ciclo não foram esquecidos neste momento de reconhecimento e, por isso, foram distinguidas as melhores dissertações nas áreas científicas de Astrofísica e Gravitação, Física Interdisciplinar, Física da Matéria Condensada, e Física de Plasmas, Lasers e Fusão Nuclear. As teses de mestrados de Miguel Correia, Miguel Ribeiro, Miguel Gonçalves e João Alves foram respetivamente contempladas com um diploma.

O workshop não encerrava a celebração, estendendo-se a mesma ao jantar a que ninguém quis faltar.