Nove projetos dos Núcleos de Estudantes distinguidos pelos Prémios BPI

A sessão desta terça-feira teve como objetivo entregar os prémios monetários, mas também dar a conhecer a essência e o potencial dos distintos projetos que os venceram.

Esta terça-feira, 13 de novembro, foi a data escolhida para a última ronda de entregas no âmbito do Concurso de Apoio às Atividades Extracurriculares dos Núcleos de Estudantes do Técnico, edição 2018/19 –CA2ECTécnico, desta vez com os Prémios BPI. Nove projetos foram distinguidos e demonstraram o porquê de tantas vezes se evocar o talento e o empenho quando se fala dos Núcleos de Estudantes do Técnico.

Num breve discurso que abriu a sessão, o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, agradeceu a presença e o apoio à comunidade do Técnico prestado pelo banco BPI: “Esta relação já longa tem vindo a crescer e é muito importante que os nossos alunos através destes prémios estejam a usufruir deste apoio”.

Também o Administrador do BPI, o Dr. José Pena do Amaral, frisou a longevidade desta parceria com o Técnico: “Esta foi a primeira relação estável com uma faculdade estabelecida pelo nosso banco, e já lá vão 20 anos”. “Tem sido um privilégio manter esta ligação com aquela que consideramos como uma das mais importantes instituições do nosso país, desde sempre com um grande prestígio que tem sido reforçado ao longo dos anos”, destaca o administrador do banco BPI. “Apraz-nos muito que uma grande parte deste apoio seja dirigido a estudantes, e às atividades que concretizam”, acrescentava por fim.

Coube ao vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e Ligações Empresariais, o professor Luís Caldas de Oliveira, encerrar o leque de intervenções congratulando os alunos por “participarem nestas atividades, que hoje em dia já se tornaram uma norma no contexto do Técnico”. “Temos vindo a registar um aumento nas candidaturas a estes prémios e isso é bastante interessante”, assinalou ainda.

A palavra foi depois entregue aos verdadeiros protagonistas da sessão: os alunos. Além de apresentarem a essência do trabalho que desenvolvem e os projetos que vêm reforçar essa ação e que serão apoiados com estes prémios, os representantes dos núcleos fizeram questão de enfatizar a importância deste apoio assim como a aplicação do mesmo no desenvolvimento de novas ações. Diogo Ferreira, elemento do PSEM, aquando da apresentação do projeto vencedor fez questão de frisar em nome de todos que “é muito importante para nós enquanto equipa, para o Técnico e para a Engenharia em geral ver que o nosso trabalho e esforço são valorizados e reconhecidos”.

Nesta edição os prémios BPI destacaram os seguintes projetos:

• PSEM (PSEM) , 1000 euros;
  • Escola de Verão ASTRO 2018 (NFIST), 1000 euros;
  • Torneio de e-Sports (NEIIST), 1000 euros;
  • “#Umminutocom…” (Fórum Civil), 700 euros;
  • VI Conferência de Engenharia Naval (NAEN), 700 euros;
  • Semana Bioengenharia (NEB IST), 700 euros;
  • “Let’s Start up, Bio” (IEEE-IST), 500 euros;
  • Desenvolvimento de um Studyroom Virtual (NEQIST), 300 euros;
  • LEOE (BEST), 100 euros.