O papel do engenheiro de gestão industrial em foco nas II Jornadas EGI

O Núcleo de Engenharia e Gestão Industrial planeou um conjunto de atividades que pretende aproximar alunos e profissionais da área.

Perspetivas de futuro, novas competências, aproximação ao mercado laboral, e a troca de conhecimentos  são os ingredientes do programa da II edição das Jornadas EGI que decorrem dia 26 e 27 de abril, no campus do Taguspark. Através dos vários workshops e palestras pretende-se “criar oportunidades de os alunos contatarem com pessoas, experiências e temáticas que não entram nas nossas salas de aula”, explica Filipa Alves, uma das coordenadoras responsáveis pela organização. Nesta edição pretende-se evidenciar o papel do Engenheiro de Gestão Industrial nos vários sectores.

Na sessão de abertura o vice-presidente do Técnico para o campus do Taguspark, o professor Luís Correia, realçou a relevância deste tipo de eventos “para que a escola tenha contacto com o exterior”, podendo os “alunos conhecer o mercado e definir desde já possíveis áreas de trabalho de interesse”. “O Técnico preocupa-se com este tipo de questões e estas jornadas vêm claro ajudar imenso no processo de ligação ao mercado e aos atores que o compõem”, frisou ainda na sua intervenção.

Seguiu-se a palestra da engenheira Zita Moreira, responsável pela logística da Parfois. Num tom animado rapidamente cativou os alunos para uma viagem pelo mundo de conquistas da marca portuguesa. “A criadora da Parfois pretendia criar acessórios irresistíveis e acessíveis e é com essa ideia que trabalhamos todos os dias, distinguindo-nos tanto pelo design como pelo preço”, começou por dizer.  Passando pela expansão de que marca tem sido alvo, debruçou-se sobre estratégias de ação comercial, mas foi na logística que mais se focou. Para isso abordou projeto recentemente implementado e que se revelou uma peça essencial na “preparação da logística para a internacionalização”, explicou. Etapas de fluxo, sistema de reabastecimento e reposição de lojas foram alguns dos tópicos que orientaram grande parte da apresentação. No final, e depois de deixar bem patente o orgulho na camisola que veste, lançou o desafio aos estudantes para se juntarem à equipa da Parfois: “na nossa empresa se és bom, eles vão agarrar em ti, reconhecer o teu valor e permitir-te chegar onde quiseres”.

A organização antevê uma grande adesão às atividades, sendo que os vários workshops preparados já se encontram esgotados. Por sua vez, a palestra “Careers Talks” da Jerónimo Martins provavelmente atrairá também a audiência, de acordo com as expectativas da organização. O professor Luís Correia incitou os alunos a participarem ativamente: “Aproveitem, tomem notas, aprendam e voltem daqui a dois ou três anos para partilharem connosco como foi bom estar no Técnico”.