O sentimento foi partilhado pelo professor Arlindo Oliveira durante a sessão que saudou os alunos do primeiro ano e os estudantes internacionais que chegaram esta semana ao Técnico.

Antes de tudo uma fotografia. As centenas de estudantes presentes à entrada do Pavilhão Central ouvem atentamente as instruções para que todos fiquem no ângulo perfeito da imagem que recordará o último dia de uma semana de acolhimento intensa.

Depois da pose perfeita e do sorriso que não precisou de ser forçado, os vários idiomas que se iam ouvindo silenciaram-se para ouvir o discurso do presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira. As primeiras palavras tiveram como destinatários os alunos do primeiro ano: “Quero felicitá-los por este sucesso. Seguramente que esta nova etapa vos exigiu muito trabalho no ensino secundário, e espero agora que a vossa passagem pelo Técnico seja repleta de sucesso e de divertimento”, declara o professor Arlindo Oliveira.

Rapidamente o discurso passou a ser abrangente a todos, principalmente porque passou a ser o momento de o presidente do Técnico falar de um sentimento que a partir de hoje é também de cada um dos ouvintes: “Temos orgulho de fazer parte de uma Escola que está entre as melhores da Europa, da qualidade de ensino que nos distingue, e das competências com que capacitamos os nossos estudantes e graduados”, referiu. Fazendo referência às atividades extracurriculares que a Escola oferece, o professor Arlindo Oliveira destacou a “diversidade de coisas úteis e interessantes que podem desenvolver ao longo do tempo que passarão na escola e que contribuirão para o reforço das vossas competências”.

A exigência e esforço que irão pautar estes meses ou anos não foram esquecidos na alocução do presidente do Técnico, lembrando a preparação que resultará dos mesmos e que os diferenciará enquanto profissionais no mercado de trabalho. “Daqui não levarão apenas excelentes competências técnicas para progredir e ter sucesso na vossa vida profissional, aqui vocês também poderão conhecer e conviver com pessoas inspiradoras e importantes, tanto colegas como professores”. Para terminar o presidente voltou a evocar um verbo que tantas vezes se ouviu nos corredores do Técnico esta semana. E foi com júbilo que o professor Arlindo Oliveira o disse: “O Técnico orgulha-se de atrair os melhores candidatos nacionais e internacionais”.