A Academia de Engenharia conta, desde o dia 10 de dezembro, com 32 novos membros. Entre eles estão 8 formados pelo Instituto Superior Técnico, três dos quais docentes da instituição, na atualidade.
Entre estes novos membros da Academia de Engenharia, fundada em 1995, estão Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico, Raquel Aires Barros, professora Catedrática do Departamento de Bioengenharia e Guilherme Matos Ferreira, professor convidado da Escola.
Durante a cerimónia de acolhimento e boas vindas, no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, os eleitos receberam as insígnias e diplomas de membro da Academia.
Os eleitos na Academia de Engenharia deverão ter contribuído de forma reconhecidamente relevante no domínio da engenharia, “na sua profundidade técnico-científica e/ou no alcance económico e social”. As personalidades escolhidas poderão ainda ter “demonstrado inequívoco potencial de desenvolvimento em qualquer uma das áreas da engenharia”, de acordo com o Regulamento de Admissão de Membros, desta Academia.
Em outubro, a Academia de Engenharia já havia também atribuído o Prémio Carreira Galp-Academia de Engenharia a Arlindo Oliveira, “por contributo para o prestígio e afirmação da engenharia portuguesa”, na primeira edição do mesmo.
Formados pelo Técnico que integraram a Academia de Engenharia em 2024:
- António Bárbara Grilo
- Carlos Medeiros Abreu
- Guilherme Matos Ferreira
- João Saraiva Torres
- Paula Quintela Videira
- Raquel Aires-Bairros
- Rogério Colaço
- Telmo Santos