Oportunidades únicas e um ambiente divertido em mais um dia aberto da InnoEnergy

A equipa da InnoEnergy Master School e alguns atuais alunos do programa ocuparam a alameda do Técnico, dando a conhecer os vários mestrados e satisfazendo múltiplas dúvidas.

O espírito inovador e descontraído que carateriza a InnoEnergy Master’s School esteve bem representado no dia aberto que a instituição realizou esta terça-feira, 26 de março, e se repete todos os anos, adquirindo sempre detalhes inovadores e cativantes. As barraquinhas que ocuparam ao longo do dia a alameda do Técnico sequestravam um primeiro olhar e acionavam o alerta da curiosidade; a música, as pipocas e os jogos ajudavam na aproximação dos estudantes, mas o que reteve verdadeiramente a atenção dos muitos alunos, e por largos minutos, foram as oportunidades e desafios concentrados no programa de mestrados.

“Quisemos fazer uma coisa mais dinâmica, diferente, onde pudéssemos apresentar os nossos mestrados todos, nomeadamente aqueles que são lecionados no Técnico, num ambiente mais informal. Queremos com isto passar aos alunos do Técnico a ideia de que fazer parte da InnoEnergy é ter uma experiência diferente, empolgante e inovadora”, explica Daniela Portugal, responsável de marketing da empresa.  A ideia surtiu efeito e, apesar do dia se ter revelado ventoso, foram vários os alunos interessados em obter mais informação e a estabelecer o primeiro contacto com o programa de sete mestrados na área das energias que têm como ‘palcos’ de ensino as melhores universidades europeias. O Técnico é a única instituição de ensino portuguesa presente neste grupo das instituições europeias de prestígio, recebendo alunos de três dos mestrados.

As dúvidas apontadas ao longo do dia foram muitas e de várias ordens: as datas de candidatura e os requisitos que destacam os alunos no processo de recrutamento, as equivalências oferecidas por cada universidade, o valor das propinas e os tipos de apoios disponíveis foram algumas das questões mais levantadas pelos estudantes dos vários cursos que passaram pela iniciativa. “Temos conseguido atrair alguns alunos porque de facto os mestrados da InnoEnergy têm coisas diferentes daquilo a que os alunos estão habituados no contexto de ensino português e eles reconhecem isso”, destacou Daniela Portugal. “Além disso, cada vez mais, os jovens procuram experiências internacionais, até porque isso é cada vez mais valorizado num currículo”, acrescenta de seguida. A auxiliar no esclarecimento de dúvidas- e porque a comunicação e empatia de estudante para estudante surge mais naturalmente – estavam também vários atuais alunos do programa que foram partilhando entusiasticamente as experiências a aprendizagens retiradas desta aventura.

O plano curricular de todos os mestrados InnoEnergy Master School é dividido entre duas faculdades, e simultaneamente dois países diferentes, com várias atividades extracurriculares, sendo que no final dos dois anos em que o mesmo se desdobra são dois os certificados atribuídos aos alunos. Os mestrados são um misto entre engenharia e gestão, oferecendo aos seus mestrandos uma intensa ligação à indústria através da integração nas diversas empresas parceiras. A tornar o desafio ainda mais aliciante estão outros pequenos detalhes que resultam das vertentes multicultural, empreendedora e dinâmica associada a estes mestrados, tal como foi possível percecionar nas interações e no ambiente que se geraram neste Open Day 2019.