“Podemos sair do Técnico, mas o Técnico nunca sai de nós”

Os novos alunos do campus Alameda receberam oficialmente as boas-vindas esta segunda-feira.

Decorreu, esta segunda-feira, a Sessão de Boas-Vindas aos novos alunos no campus Alameda.

Rodrigo do Ó, presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) foi o primeiro a tomar a palavra, dando desde logo os “mais sinceros parabéns a todos” os recém-chegados ao Técnico.

“Sei que temos aqui alguns dos cursos com as médias mais altas do país. Ficamos orgulhosos por nos terem escolhido em primeiro, mas isso não é tudo e o Técnico vai muito mais além do que aquilo a que costumamos chamar capacidades académicas. Aqui queremos pessoas que mudem a sociedade e a moldem à sua imagem. Como bons engenheiros que serão, vão ser capazes de moldar a realidade nacional e internacional à vossa imagem.”

João Pires Ribeiro, vice-presidente aluno do Conselho Pedagógico, também esteve presente, fazendo a habitual apresentação sobre as competências deste órgão e deixando alguns conselhos aos presentes. “Divirtam-se, estudem muito e a equipa do Conselho Pedagógico está sempre disponível.”

O professor Luís Oliveira e Silva, presidente do Conselho Científico, aproveitou a oportunidade de falar aos novos alunos: “Primeiro, têm que estar muito satisfeitos por estar no Técnico. Para nós é um privilégio, muitos parabéns por estarem aqui.”

“As universidades com que nos queremos comparar, aquelas para as quais vos estamos a preparar para competir são internacionais: o MIT, Stanford, Caltech são as nossas referências. A tradição no Técnico é trabalho, exigência, é mérito, e é por isso que vocês estão aqui.”

“Sabemos que estes anos vão ser exigentes (…) Para nós é muito importante o vosso sucesso. Estamos cá para garantir o vosso sucesso. Aproveitem as mais-valias do Técnico. Só vocês é que podem aproveitar a oportunidade de estar aqui e honrar este nome.”

O vice-presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, encerrou a sessão: “O Técnico tem 105 anos, mas não é uma escola velha; é uma escola que nunca envelhece, porque todos os anos recebe os seus novos alunos – vocês.”

“Hoje começa uma nova vida para todos vocês. Depois de entrarmos no Técnico acontece um fenómeno: podemos sair do Técnico, mas o Técnico nunca sai de nós. A partir de hoje vocês chegaram a um sítio que nunca vai sair de vocês. Vão conhecer aqui pessoas que vão lembrar para sempre e que vos vão acompanhar para sempre.”

“Hoje deixam de ser alunos – deixam de ser aquilo que foram nos últimos 12 anos. Passam a ser aprendizes desta nova profissão. Bem-vindos ao Técnico.”