Prémio Alberto Romão Dias 2016 atribuído a investigador do Técnico

O investigador do Técnico, António Pires de Matos, recebeu o Prémio Alberto Romão Dias, concedido na área de Química Inorgânica e Organometálica.

O Prémio Alberto Romão Dias, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em 2009, é concedido bienalmente a um químico que se tenha distinguido pela alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação, desenvolvido em Portugal, na área de Química Inorgânica e Organometálica.

Na edição de 2016, o júri, constituído por Maria José Calhorda, Artur Silva, Joaquim Marçalo, Carlos C. Romão, José J. G. Moura, Mário N. Berberan e Santos e José A. Martinho Simões, decidiu por unanimidade atribuir o Prémio a António Pires de Matos, investigador coordenador jubilado do IST-ULisboa (CTN) e professor convidado emérito da FCT-UNL.

António Pires de Matos foi, desde o início da década de 80 do século passado no campus de Sacavém do LNETI/INETI/ITN, precursor na química inorgânica e na química de compostos de coordenação e organometálicos de elementos f em Portugal, caracterizando-se o seu trabalho de investigação científica por uma elevada qualidade e originalidade.

Abordou, utilizando uma enorme variedade de compostos, a sua importância em áreas como a reatividade química, geometrias de coordenação, catálise e energética molecular quer em fase condensada quer em fase gasosa. A sua atividade criou raízes, tendo sido a inspiração para vários investigadores que continuam a desenvolver trabalho de investigação na área da química inorgânica e bioinorgânica dos elementos f.

Foi também um dos mentores, se não mesmo o mais entusiasta, na criação de um centro para a investigação e estudo do vidro e cerâmica na arte e a sua interação com a ciência, nomeadamente a química inorgânica.

Deste seu empenho nasceu em 2002 a unidade de investigação VICARTE (Vidro e Cerâmica para as Artes), localizada na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Continua ativamente empenhado em desenvolver materiais e técnicas para a produção de vidro que possa ser usado em criações artísticas.

O Prémio será apresentado durante a conferência da Divisão de Química Inorgânica e Bioinorgânica da SPQ, que este ano terá lugar em Sintra a 7 e 8 de outubro, ocasião em que o premiado dará uma lição plenária.