Campus e Comunidade

Prémio de Mérito Deloitte em Arquitetura de Software (1.ª edição) distingue dois estudantes do Técnico

João Norte e Gonçalo Frutuoso, estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, foram os vencedores do prémio apoiado pela empresa membro da Rede de Parceiros do Técnico.

João Norte e Gonçalo Frutuoso, estudantes do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico, viram reconhecido o trabalho desenvolvido na unidade curricular de Arquitetura de Software, no ano letivo de 2024/2025. A dupla venceu a 1.ª edição do Prémio de Mérito Deloitte em Arquitetura de Software, que reconheceu o desempenho académico nesta unidade curricular (UC).

Na cerimónia de atribuição, realizada a 4 de abril, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central do campus Alameda, foi entregue o prémio no valor de 1800 euros. “É um incentivo ter um prémio, mas acho que o professor tornou a unidade curricular muito interessante e prepararou-nos bem para o mundo real”, referiu Gonçalo Frutuoso. João Norte deixou também palavras de agradecimento ao Técnico, ao professor da unidade curricular, António Rito Silva, e à empresa.

Rogério Colaço, Presidente do Técnico, agradeceu à Deloitte pelo apoio à iniciativa, referindo que “estes prémios são apenas o início do iceberg do que temos vindo a construir no Técnico nos últimos anos”. “A vertente estratégica de abrir o Técnico à sociedade, de entender o que as empresas precisam de nós e de abrir a porta das empresas aos nossos estudantes”, acrescentou.

Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, defendeu na abertura da cerimónia que. “o Técnico tem acelerado o reconhecimento que pretende dar aos estudantes pelo seu trabalho e empenho”. “Este é um reconhecimento público e da Escola pelo vosso mérito”, rematou, destacando a importância da Deloitte enquanto parceira estratégica do Técnico e o papel crescente que a empresa tem vindo a assumir “no ecossistema da Escola”.

Durante a cerimónia foram apresentados os projetos finalistas desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de Arquitetura de Software, onde os grupos apresentaram as suas propostas, objetivos, desafios enfrentados e a aplicação prática do software. Participaram nos pitchs os estudantes e grupos Ana Margarida Almeida e Tiago Farinha, João Norte e Gonçalo Frutuoso, e Gonçalo Rodrigues e João Durão. Cada apresentação foi seguida por um momento de perguntas e respostas, moderado por um júri composto por António Rito Silva (responsável pela UC), Pedro Monteiro (Coordenador do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores), e por Rui Pedro Vaz e Miguel Mendes (representantes da Deloitte e ambos alumni do Técnico).

Rui Pedro Vaz, Partner na Deloitte e alumnus do Técnico, elogiou a qualidade dos projetos apresentados e sublinhou a importância da colaboração entre o meio académico e empresarial: “É muito interessante ver os estudantes expostos a experiências que, no meu tempo, não existiam. Hoje, há uma tendência crescente das empresas serem mais proativas e colaborarem mais diretamente com as universidades.”

A cerimónia terminou com a entrega de um donativo de 1200 euros ao Departamento de Engenharia Informática (DEI), destinado à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na UC de Arquitetura de Software. Luís Caires, Vice-Presidente do DEI, agradeceu à Deloitte pelo apoio, reforçando que iniciativas como esta “motivam os alunos, docentes e toda a equipa pedagógica do departamento”. O docente destacou ainda os esforços contínuos do departamento em estreitar laços com o tecido empresarial e fomentar parcerias que valorizem a formação dos estudantes.

Fotogaleria.