Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo entregue em «uma ótima altura para se ser Engenheira»

Pela primeira vez na história do Prémio são três as Engenheiras vencedoras.

A cerimónia de entrega do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2021 decorreu na tarde de sexta-feira, dia 18 de novembro, no Centro de Congressos do Campus Alameda. Nesta 6ª edição, distinguiram-se as Engenheiras Hemaxi Narotamo e Maria Botelho, em ex aequo, na categoria Young Alumna. A Engenheira Ângela Nunes venceu o galardão na categoria role model.

Antes da entrega de prémios, houve espaço para uma homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo por um seu colega. O Engenheiro José Antelo recordou o «sorriso sempre aberto» da também alumna do Técnico, bem como o seu empenho «nas causas».

As duas vencedoras, na categoria Young Alumna, estudaram ambas Engenharia Biomédica e mantêm a sua ligação ao Técnico, como doutorandas. Hermaxi Narotamo agradeceu à Escola por ter sido a sua «segunda casa», ao passo que Maria Catarina Botelho destacou que esta é «uma ótima altura para se ser Engenheira».

Premiada na categoria role model, a Engenheira Ângela Nunes conta com «uma carreira dedicada à inovação nas áreas da engenharia civil e dos materiais», lê-se na menção do júri. No seu discurso, a alumna referiu justamente a «paixão pelo desenvolvimento dos materiais». Os jurados destacaram ainda «a liderança, o espírito inventivo, com diversas patentes nacionais e europeias, as contribuições para obras icónicas». Como desafio profissional, a Diretora da Secil – cuja candidatura a este prémio foi submetida sem seu conhecimento – referiu a Ponte Vasco da Gama pela exigência de uma durabilidade de 120 anos.

O Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, instituído pelo Técnico em 2016, visa promover a relevância da igualdade de género no Técnico e reconhecer o papel crucial das mulheres na Engenharia. Nesta edição, a Filstone associou-se ao Técnico na entrega deste Prémio.