Prestígio do Técnico atrai cada vez mais alunos internacionais

Numa sessão animada e informativa, foram dadas as boas vindas aos alunos internacionais que durante a última semana foram chegando à Escola.

Cheios de dúvidas com uma vontade tremenda de descoberta, e prontos a absorver tudo o que têm à sua espera nesta nova aventura que terá como palco central o Técnico. Era este o estado de espírito geral dos estudantes internacionais, apesar de alguns deles terem aterrado há menos de 72 horas em Portugal, na chegada à sessão de boas-vindas que decorreu na manhã desta sexta-feira, 14 de setembro.

O Centro de Congressos tornou-se visivelmente pequeno para as centenas de alunos que acederam à convocatória. A sessão contou com apresentações por parte do NMCI – Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional, do NAPE – Núcleo de Apoio ao Estudante, e da PSP – Polícia de Segurança Pública. A abrir a sessão esteve o professor Luís Miguel Silveira, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Internacionais. “Sejam bem-vindos ao Técnico, uma escola feita de diversidade”, começava por dizer o docente, antes de partilhar com a audiência algumas das outras particularidades que contribuam para “que esta seja a melhor escola de engenharia de Portugal e uma das melhores da Europa”. “Uma das razões para que isso aconteça é porque somos muito exigentes com o nosso ensino e ao longo do tempo que estiverem por cá vão perceber isso”, destacou ainda o vice-presidente do Técnico, depois de abordar outra das vertentes centrais da ação do Técnico: a investigação. Houve ainda tempo para despertar gargalhadas, numa sequência de slides repletos de boa disposição onde o docente explicou que se avizinham tempos difíceis, mas que no final a sensação de superação transcenderá tudo.

O Técnico acolhe no total 650 alunos internacionais vindos de paragens tão longínquas como Colômbia, Chile, China, ou Chipre, registando-se um aumento significativo face ao registado no mesmo período do ano transato. No mapa de nacionalidades que mais procuram o Técnico os brasileiros são maioria, seguindo-se os alemães, os espanhóis e os polacos, num total de 38 nações.

Sophia Macedo, é uma das alunas que rumou ao Técnico proveniente do Brasil. A estudante de Engenharia Química queria ter a experiência de estudar num outro país e numa análise exaustiva pelas opções percebeu as qualidades do Técnico: “Li que era considerado como uma das melhores faculdades de Portugal, e um dos melhores da Europa. Também analisei o site, percebi que havia um ambiente ótimo e que davam bastante atenção à inovação e investigação. Tornou-se a minha primeira opção”. Sophia  Macedo chegou há cerca de uma semana, e já está fascinada com tudo o que vê. “A cidade é muito linda, é muito histórica. Dá vontade de tirar fotos em qualquer lugar, e além disso também me sinto muito segura em qualquer lado”, partilha a aluna de Engenharia Química. Quanto ao Técnico, que já fez questão de trazer o pai a conhecer não podia estar mais contente com esta escola que fez à distância: “Estou a adorar o Técnico, toda a gente tem sido muito atenciosa comigo, toda a gente está pronta para nos ajudar, e as infraestruturas são muito boas”, realça.

“A cultura não é muito diferente da minha,  o clima é ótimo, mas claro que o prestígio da escola é o mais importante na tomada de decisão”, refere Juan Guilhermo Forero, natural da Colômbia, Bogotá, e que rumou ao Técnico para prosseguir a sua formação em Engenharia do Ambiente. Garante que vai ter muito mais para dizer sobre esta escolha no final do semestre, mas para já não hesita em comentar o facto de “toda a gente ser descontraída, simpática e atenciosa e do muito calor que faz em Lisboa”. “E toda a gente conhece o Técnico também, o que mostra que é uma Escola com impacto”, destaca. O clima foi um fator importante na escolha de Yosr Mahfoudhi, natural da Tunísia e estudante de Engenharia de Materiais, mas não o único. “De todas as opções que me eram permitidas, o Técnico era aquela que fazia mais sentido porque tem a qualidade de ensino, é reconhecido internacionalmente”, afirma. “Estou a amar tudo. Lisboa é linda e o Técnico apesar do pouco tempo em que cá estive, pareceu-me extremamente organizado e acolhedor, exatamente como eu esperava e tinha lido”. “Espero que seja uma estadia fantástica”, frisa por fim com um entusiasmo.