Primeira central fotovoltaica do Técnico já está em funcionamento

A estrutura foi instalada no início de 2023, na cobertura do Pavilhão de Civil, e está operacional desde 7 de março. Está prevista a extensão da medida a todo o Campus Alameda do Técnico.

A primeira central de produção de energia renovável do Instituto Superior Técnico, uma central solar fotovoltaica instalada na cobertura do Pavilhão de Civil do Campus Alameda, entrou em funcionamento a 7 de março. É formada por 361 painéis de 450Wp (watt-pico), constituída por duas Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), num total de 162kWp (quilowatts-pico) instalados. Prevê-se que seja capaz de produzir anualmente até 0,3GWh (gigawatt) de energia.

A obra integra o Plano de Ação para a Eficiência Energética da Escola, e contempla diversos investimentos na reabilitação das infraestruturas do campus da Alameda. “Permitirá economias de energia consideráveis e simultaneamente melhorar o conforto interior dos edifícios”, aponta Mário de Matos, da Área de Instalações e Equipamentos do Instituto Superior Técnico, estrutura responsável pelo investimento e obra.

O projeto, em fase de execução, é extensível a todo do campus Alameda do Técnico e prevê a instalação de painéis fotovoltaicos “em todas as restantes coberturas de edifícios disponíveis para esse efeito”. Em junho de 2023, o número de painéis no campus será de 2250 no total, a potência instalada total no campus será de 650kWp, capazes de produzir 1100MWh (megawatts-hora) por ano, o que representa 9 por cento do consumo anual de energia elétrica do campus. “Ao preço atual da energia elétrica, corresponde a 275 mil euros por ano de redução nos custos da fatura energética”, explica Mário de Matos. “Não haverá nunca lugar a excesso de produção relativamente às necessidades de consumo dos edifícios, mesmo durante os meses de maior produção, devido às necessidades elevadas de energia elétrica impostas por quase todos os edifícios do campus”, complementa.

Esta medida contempla ainda a reabilitação das coberturas dos edifícios do campus com melhoria do isolamento térmico, num investimento total superior a um milhão de euros. O Plano de Ação para a Eficiência Energética do Técnico é apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e representa um investimento total de cinco milhões de euros.