Primeira edição do BioMind – Make it in 24hours cativa mais de 100 participantes

A iniciativa promovida pelo Núcleo de Engenharia Biomédica contou com alunos de várias faculdades e pretendeu aproximar os alunos das empresas.

Nos passados dias 24 e 25 de fevereiro de 2018 o Técnico foi palco da primeira edição do BioMind – Make it in 24hours, organizado pelo Núcleo de Engenharia Biomédica. A ideia que surgiu por parte da presidência do núcleo tinha como intuito “aproximar os alunos participantes às empresas e instituições da área da Engenharia Biomédica com a apresentação de um problema real, e dar a conhecer o nosso curso ao mercado de trabalho”, explicou Manuel Comenda, presidente do NEBM.

O evento contou com 100 participantes, alunos de Engenharia Biomédica de várias faculdades do país, que trabalharam arduamente para chegar a uma solução para o desafio da gestão da informação clínica em 2025 proposto pela José de Mello Saúde. “A ótima adesão reflete o interesse dos alunos neste género de iniciativas, e para nós foi muito importante o voto de confiança de todas as pessoas envolvidas, uma vez que não havia qualquer referência passada”, vinca o presidente do NEBM. Os participantes apresentaram, no final das 24 horas, um pitch de 3 minutos que foi avaliado por um júri que contou com representantes do Técnico, José de Mello Saúde, Hospital Vila Franca de Xira, BPI, Beta-i, Glintt e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Da atividade resultaram 25 ideias extraordinárias, mas no final a ideia vencedora foi a CISD – Clinical Information Stored on DNA, concebida por alunos finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica do Técnico e que ambiciona armazenar registos de informação clínica em moléculas de DNA.

Prevê-se que o BioMind – Make it in 24hours seja uma iniciativa para continuar, até porque segundo Manuel Comenda vai de encontro à missão do NEBM: “criar um projeto que mostre ao mercado de trabalho o que é um Engenheiro Biomédico, um projeto que crie pontes entre alunos e empresas”. Para as edições futuras, a organização ambiciona que a iniciativa possa crescer “ano após ano com a inclusão de participantes de faculdades a nível Europeu”.