Professor Carlos Salema homenageado pelo Instituto Politécnico de Leiria com Honoris Causa

O professor emérito do Instituto Superior Técnico foi distinguido pelos seus contributos para o aprofundamento do instituto ao nível da investigação e desenvolvimento.

O professor Carlos Salema, docente emérito do Instituto Superior Técnico, recebeu, no início do presente mês de novembro, o título de Professor Honoris Causa pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria). A entrega do título honorífico ao docente aconteceu no decorrer da cerimónia de abertura do ano académico 2021/22, em reconhecimento dos “seus contributos para o aprofundamento, de forma determinante, da missão do Instituto Politécnico de Leiria ao nível da investigação e desenvolvimento científico”.

O professor Carlos Salema considera que a concessão do título de Professor honoris causa “foi uma gentileza da direção do Instituto Politécnico de Leiria, na sequência da colaboração havida no âmbito do Instituto de Telecomunicações”, lembrando que esta é uma ligação antiga e robusta. “A partir da participação, há mais de 20 anos, de um primeiro grupo de docentes do Instituto Politécnico de Leiria no Instituto de Telecomunicações, esta participação tem vindo regularmente a alargar-se, tanto no número de docentes envolvidos como nos temas abarcados”, recorda, sublinhando que desde 2013 que o IPLeiria é um dos associados do Instituto de Telecomunicações (IT).

Este título, junta-se ao vasto leque de distinções que o professor Carlos Salema foi recebendo ao longo da sua notável carreira dedicada à investigação na área das telecomunicações.

Há uns meses, o docente do Técnico foi agraciado com a Medalha de Mérito Científico, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Carlos Salema ingressou no Instituto Superior Técnico para frequentar o curso de engenharia eletrotécnica que concluiu em 1965, sendo desde logo convidado para assistente do mesmo curso.

Parte para Inglaterra onde frequenta o Queen Mary College da Universidade de Londres, realizando, em 1972, uma tese sobre radiações e transmissões intitulada “Theory and Design of Dielectric Cone Antennas”, pela qual lhe foi concedido o grau de doutor em ciências da engenharia, em 1973.

Foi professor catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Técnico, entre 1979 e 2003, tendo a seu cargo as disciplinas de Sistemas de Telecomunicações. Ao longo da sua carreira desenvolveu um vasto trabalho de investigação no domínio das radiações eletromagnéticas – em particular, das microondas e dos feixes hertzianos nas suas diversas aplicações à comunicação.

Foi cofundador do IT em 1993 e assumiu funções como presidente do instituto até abril de 2021.

Assumiu também o cargo de presidente do Colégio de Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros, em 2002, de membro efetivo da mesma ordem, e de presidente do conselho executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional.

Além disto, o professor Carlos Salema é ainda membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, membro do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior, e membro da secção portuguesa, criada em 2005, do Capítulo Sociedade da Educação do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Em 2002, foi agraciado pela Universidade Técnica de Lisboa com o título professor emérito.

É atualmente presidente da Academia das Ciências de Lisboa e também presidente da Classe de Ciências.