Professor José Pedro Martins Barata distinguido com medalha de mérito científico

A distinção foi entregue ao docente do Técnico na cerimónia de lançamento da obra “Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata no Instituto Superior Técnico”.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, distinguiu esta quarta-feira, 3 de abril, com a medalha de mérito científico o professor José Pedro Martins Barata.

O arquiteto, urbanista e artista gráfico e docente do Técnico, o professor José Pedro Martins Barata, foi esta quarta-feira, 3 de abril, agraciado com a medalha de mérito científico. A medalha foi entregue ao docente do Técnico no decorrer da exposição e lançamento da obra “Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata no Instituto Superior Técnico”.

Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, o professor José Pedro Martins Barata esteve envolvido em diversas instituições escolares e académicas como o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação Nacional (em 1972) no qual organizou o Núcleo da Rede Escolar, na Universidade Nova de Lisboa (em 1973, ano da sua fundação) e no Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e Investigação Científica e que acabou também por dirigir em 1977.

O professor José Pedro Martins Barata foi professor catedrático convidado no Técnico, coordenador e um dos impulsionadores da criação do curso de Arquitetura no Técnico. Para além das paredes desta escola, o docente exerceu funções para entidades como o Ministério da Educação, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, OCDE, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Arquitetura da antiga Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Português de Arquivos, Centro Português de Design e Banco de Portugal /Instituto Monetário Europeu.

Durante a sua vasta atividade profissional, o docente desdobrou-se entre as áreas da arquitetura, do design gráfico, do design de equipamento, das artes plásticas e a conceção e organização de exposições.