Professor Luís M. Correia distinguido pela Associação Europeia de Antenas e Propagação

O docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e investigador do INESC-ID recebeu o “2021 EurAAP Propagation Award”.

O professor Luís M. Correia, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do INESC-ID, foi recentemente distinguido pela Associação Europeia de Antenas e Propagação (EurAAP, na sigla em inglês) com o “2021 EurAAP Propagation Award”. O docente do Técnico recebe este reconhecimento pela sua liderança na área de propagação de sinais em sistemas de comunicações móveis e sem fios [ “for leadership in the field of propagation for wireless and mobile communications”].

O professor Luís M. Corria assume o “prazer e a honra” de receber esta distinção, “especialmente, porque foi atribuída por uma das mais importantes associações técnico-científicas internacionais na área”. “Trabalho na área de propagação de sinais em sistemas de comunicações móveis e sem fios, tendo liderado e contribuído para muitos projetos internacionais, sendo este prémio um agradável reconhecimento desse trabalho”, destaca o docente do DEEC.  Para o investigador do INESC-ID ,“uma distinção destas nunca é o resultado de uma única pessoa”, e por isso mesmo, o docente faz questão de evidenciar que partilha este prémio com todos os colegas, colaboradores e estudantes com quem tem trabalhado ao longo dos anos.

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica pelo Técnico em 1991, Luís M. Correia é professor associado do DEEC e leciona na área de Telecomunicações, desenvolvendo atividades de investigação na área das comunicações móveis e sem fios. É ainda investigador sénior do INESC-ID/INOV.  Tem também feito consultoria para operadoras de comunicações móveis, assim como para a ANACOM e outras instituições públicas e privadas, e fez parte do Conselho de Administração da EID.

Orientou mais de 200 estudantes de mestrado e doutoramento.  Publicou mais de 500 artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais, e editou 6 livros.  Participou em 32 projetos Europeus de vários programas-quadro, tendo coordenado 6.  Fez parte de 71 comités de avaliação de projetos e de instituições para a Comissão Europeia e agências de financiamento de 12 países. Organizou e lecionou mais de 70 cursos de formação avançada para empresas e outras entidades.

Foi o delegado português ao Comité Técnico do European Cooperation in Science and Technology (COSTe presidente do comité técnico de várias conferências, nacionais e internacionais. Fez parte do Expert Advisory Group, bem como do Steering Board da plataforma tecnológica europeia Net!Works, e foi o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Aplicações. Lançou e coordenou as atividades da IEEE/ComSoc em Portugal de 2006 a 2014. Entre 2016 e 2019 foi vice-presidente do Técnico para o campus do Taguspark, e entre janeiro e abril de 2020 assumiu o mesmo cargo, mas liderando a pasta das Parcerias Empresariais e do Técnico+.  É também Professor Honorário da Universidade Técnica de Gdansk (Polónia).

O Prémio EurAAP foi criado em 2011. A partir de 2015, a associação começou a atribuir dois galardões por ano:  EurAAP Antenna Award e o  EurAAP Propagation Award. Os galardões são entregues durante a Conferência Europeia sobre Antenas e Propagação (EuCAP), uma das principais iniciativas da associação, e que este ano decorreu em formato online entre 22 e 26 de março.