Professor Luís Miguel Silveira nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation

O mandato do docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores terá a duração de dois anos.

O professor Luís Miguel Silveira, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores(DEEC) e investigador do INESC-ID, foi recentemente nomeado presidente-eleito do IEEE Council on Electronic Design Automation (CEDA), uma das estruturas técnicas da maior organização técnica a nível mundial ligada ao avanço tecnológico. O mandato terá a duração de dois anos.

Esta nomeação acontece depois de o docente do Técnico ter cumprido dois mandatos, ao longo de quatro anos, como vice-presidente para o pelouro das Publicações. Como presidente- eleito, o professor Luís Silveira é membro do Comité de Estratégia, representando o CEDA em vários fóruns do IEEE.

O professor Luís Miguel Silveira expõe o “prazer” e realça o “sentido de responsabilidade” com que assume estas funções.  “O IEEE é a maior organização técnica profissional dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade.  Com presença em todo o globo e uma atividade que inclui a publicação de documentação técnica e científica, a organização de conferências e reuniões técnicas, a definição de padrões bem com um largo conjunto de atividade profissionais e educacionais, o IEEE procura desenvolver e promover a utilização de tecnologias avançadas nos mais variados contextos, industrial, comercial, educacional e social”, destaca.

Para o docente do Técnico “estar envolvido na liderança de uma das estruturas técnicas do IEEE, traz consigo desafios particularmente relevantes num mundo em constante evolução”. “As profundas alterações operadas nos modelos de criação, disponibilização e acesso a informação, por via da introdução de tecnologias disruptivas ou em rápida evolução, tornam necessária uma análise muito rápida das transformações daí resultantes e uma grande flexibilidade na adoção das medidas necessárias para acompanhar e potenciar essa mesma evolução”, sublinha o professor Luís Silveira. “Isto é particularmente relevante, sobretudo se pensarmos num contexto de pós-pandemia, dada a profunda alteração operada nos últimos tempos no modo de funcionamento e colaboração vigentes”, adiciona, em seguida.

As restrições à circulação e reunião implicaram, como partilha o docente do Técnico, “severas limitações” à atividade do CEDA, mas, por outro lado “permitiram a introdução de diversas inovações nos processos de funcionamento e operação”.  “O trabalho dos próximos anos passará por retomar a atividade anteriormente existente, embora agora num contexto um pouco diverso, analisando a experiência adquirida e extraindo dela informação que nos permita estrategicamente pensar na melhor forma de prosseguir o nosso trabalho de forma a atingir os nossos objetivos”, revela o docente.

No cargo para o qual foi agora nomeado, o professor Luís Miguel Silveira terá a responsabilidade de definir “esta nova estratégia e delinear os planos para a sua implementação”. O docente não tem dúvidas de que será “um trabalho desafiante, mas igualmente estimulante, onde decerto terei muito a aprender e espero poder contribuir com a minha experiência anterior”.

O esquema de funcionamento do CEDA, assim como de outras instituições congéneres, determina que o presidente-eleito sucederá ao presidente em funções no mandato seguinte, o que quer dizer que depois destes dois anos de mandado o docente do Técnico assumirá automaticamente funções de líder desta estrutura.

Formado em 2005, o CEDA é uma das estruturas técnicas do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e tem como objetivo promover a automatização da conceção de circuitos e sistemas eletrónicos a todos os níveis, promovendo a permuta de informação técnica através de conferências – como, por exemplo, a prestigiada Design Automation Conference (DAC), a Design & Test Automation in Europe (DATE), ou a  International Conference on Computer-Aided Design (ICCAD) – bem como seminários e revistas (entre elas IEEE Transactions on Computer-Aided Design of VLSI Circuits, IEEE Embedded System Letters e IEEE Design and Test Magazine).

Membro do IEEE desde os tempos de estudante, o docente esteve envolvido ao longo dos anos em várias atividades do CEDA, tendo desempenhado funções como Associate Editor de uma das publicações. Além disso, o docente do Técnico é um participante regular das inúmeras atividades levadas a cabo pelo CEDA.