Professor Paulo Correia nomeado editor-chefe da revista IET Biometrics

O docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores irá ocupar a posição até 2022, em conjunto com um docente da Nanyang Technological University.

O professor Paulo Correia, docente Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Técnico e investigador do grupo de Multimedia Signal Processing do Instituto de Telecomunicações (IT), foi escolhido para ser o novo editor-chefe da revista IET Biometrics, para o período entre 2020-2022. O cargo será partilhado com o professor Xudong Jiang, docente da Nanyang Technological University.

Revelando a sua satisfação por integrar a equipa editorial da IET Biometerics, o professor Paulo Correia presume que esta escolha resulte “do reconhecimento da investigação que tenho desenvolvido e do meu papel em vários projetos e instituições”. Na sua vasta experiência na área, o docente do Técnico conta com o desempenho das funções de working group leader em vários projetos internacionais, sendo atualmente chairman eleito do “Biometrics, Data Forensics, and Security” Technical Area Committee (TAC) da EURASIP, e editor para a área de multimédia da revista Elsevier Signal Processing.

A revista IET Biometrics existe desde 2012 e, tal como o professor Paulo Correia frisa, “tem tido um papel importante como suporte à comunidade que faz investigação e desenvolvimento em sistemas de reconhecimento usando biometria”. Nos próximos três anos enquanto editor-chefe, o docente do Técnico espera, e trabalhará para, “conseguir aumentar a qualidade da revista, por exemplo, procurando dinamizar a publicação de números especiais sobre assuntos importantes e muito atuais”. “Existem muitos desafios relacionados com o uso de sistemas de reconhecimento biométrico, incluindo a adoção de técnicas que permitam melhor desempenho também em condições de operação adversas, bem como a sua resistência a ataques cada vez mais sofisticados que são possíveis com os desenvolvimentos da inteligência artificial, ou ainda as questões relacionadas com privacidade e segurança da informação pessoal”, destaca o investigador do IT.

A tecnologia biométrica inundou as nossas vidas, dos telemóveis aos aeroportos, passando pelos locais de trabalho, e segundo algumas notícias recentes, não tardará a ser usada também em multibancos e em carros.  O reconhecimento biométrico é o reconhecimento automatizado de indivíduos com base no seu comportamento e características biológicas. Um relatório recente da Accenture destaca que “a biometria está a emergir como a base fundamental para manter as transações e dados financeiros dos consumidores protegidos, garantindo uma experiência atraente para o utilizador”. Um outro relatório, desta vez da Cisco, refere que “os utilizadores esperam que a sua experiência on-line esteja sempre disponível e sempre segura – e que os seus dados pessoais e comerciais estejam protegidos”. De acordo com o professor Paulo Correia “parte do problema de segurança pode ser resolvido recorrendo à biometria para autenticação”.