Professor Paulo Martins galardoado pela Sociedade Japonesa de Tecnologia de Plasticidade

O docente do Departamento de Engenharia Mecânica é o 1.º investigador português a receber o “JSTP International Prize for R&D in Precision Forging”.

O professor Paulo Martins, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), é um dos galardoados pela Sociedade Japonesa de Tecnologia de Plasticidade com o conceituado “JSTP International  Prize for R&D in Precision Forging”. O docente do Técnico torna-se assim o primeiro investigador português distinguido com o prestigiante galardão.

Estabelecido em 1996, este prémio procura promover a investigação e desenvolvimento em conformação mecânica de precisão, tendo como objetivo primordial o reconhecimento da carreira de investigadores que tenham contribuído de forma inigualável para o avanço do conhecimento nas tecnologias desta área.

O galardão será oficialmente atribuído ao docente do Técnico na próxima segunda-feira, 26 de julho, no decorrer da 13th International Conference on the Technology of Plasticity.

O professor Paulo Martins é licenciado (1984) e doutorado (1991) em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, integrando o corpo docente da Escola desde 1986. Desde então, além de uma intensa carreira de investigação, exerceu vários cargos de gestão académica, dos quais se destaca a presidência do Conselho Científico (CC), entre 2009 e 2012, e também do Conselho de Escola (CE), entre 2017-2020.

A sua atividade de investigação está centrada na simulação numérica e experimental de processos de fabrico por deformação plástica.

Foi professor catedrático visitante da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU), da Universidade Técnica de Dortmund e da Universidade de Okayama, no âmbito de licenças sabáticas realizadas no estrangeiro.

Em 2018, a DTU atribuiu ao professor Paulo Martins o grau de doutor honoris causa, em reconhecimento da sua carreira de investigação, mas também da colaboração intensa que alicerçou ao longo dos anos entre a universidade dinamarquesa e o Técnico.

Ao longo dos anos, o docente foi recebendo várias distinções que lhe reconheciam o mérito, entre as mais recentes estão: o Prémio Científico Universidade de Lisboa (2018), “The SheMet Best Paper Award” (2019), “2017-2018 Top Reviewer of the International Journal of Machine Tools and Manufacture” (2019), e “Best Reviewer Award of the Journal of Materials Processing Technology” (2020).

No ano passado, o docente do DEM foi nomeado Fellow da International Academy for Production Engineering (CIRP), a organização líder a nível mundial em investigação de engenharia de produção, juntando-se ao lote de prestigiados cientistas internacionalmente reconhecidos e eleitos vitaliciamente.