Campus e Comunidade

Professora Fátima Montemor nomeada para o “Advisory Board” de um dos centros de investigação do Technology Innovation Institute

A vice-presidente do Técnico compõe o leque de especialistas designados pelo Technology Innovation Institute (TII).

Technology Innovation Institute (TII) anunciou recentemente a nomeação de um conjunto de especialistas internacionais para integrarem o Advisory Board do Centro de Investigação de Materiais Avançados (AMRC, na sigla em inglês), um dos 7 centros especializados estabelecidos pelo TII. Na lista de conceituados especialistas da área, 7 no total, encontramos um nome bem familiar da comunidade do Instituto Superior Técnico: a professora Fátima Montemor, vice-presidente para a Investigação e Assuntos Internacionais, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE).

A vice-presidente do Técnico não esconde que se sente lisonjeada com esta nomeação. “Já tinha ouvido falar do Instituto quando foi inaugurado através de uma reportagem na nossa televisão. E obviamente fiquei muito surpreendida quando me contactaram e me explicaram que andavam a contactar os mais eminentes investigadores nesta área com o intuito de constituírem um conselho de consultores que os pudessem ajudar a desenvolverem o seu roadmap”, recorda. “Na altura a conversa correu muito bem e percebi que o meu trabalho e o meu conhecimento eram muito respeitados pelos diretores desta área. Quando me propuseram a nomeação senti-me muito realizada porque efetivamente percebi que os ecos do meu trabalho tiveram um impacto importante e que isso era apreciado e muito respeitado por este instituto”, declara, em seguida.

Criado em novembro de 2020, o TII tem na sua génese o compromisso de fortalecer a posição de Abu Dhabi e dos Emirados Árabes Unidos (EAU) como um centro global de inovação e tecnologias avançadas. O Instituto é o pilar dedicado à investigação do Advanced Technology Research Council e dispõe de 7 centros de investigação especializados ligados às áreas da quântica, robótica autónoma, criptografia, materiais avançados, segurança digital, energia direcionada, e segurança de sistemas.

A investigadora do CQE sublinha que o “TII é uma grande interface de investigação e inovação tecnológica com uma visão muito ambiciosa e que pretende liderar áreas do conhecimento e de inovação tecnológica da maior relevância para o nosso futuro”. “Uma dessas áreas é exatamente focada em materiais avançados, uma área que me é muito querida e onde tenho vindo a desenvolver atividade científica ao longo dos anos”, adiciona a docente.

As atividades de investigação do AMRC centram-se em nanomateriais, materiais que absorvem energia, fabrico de aditivos e impressão 3D, metamateriais, materiais inteligentes, materiais auto-regenerativos e materiais termoplásticos de alta temperatura. O recém-nomeado Advisory Board orientará os esforços para desenvolver tecnologias inovadoras de impacto global.

Para a professora Fátima Montemor “vai ser um desafio participar numa iniciativa destas, considerando os temas e investimentos envolvidos e a importância destas áreas para o desenvolvimento tecnológico e para uma economia mais sustentável”. “Espero contribuir com o meu conhecimento, com a minha experiência e sobretudo com uma visão ambiciosa, porque aqui, pela primeira vez, terei uma oportunidade de ‘sonhar alto’ porque a visão do TII é realmente muito ambiciosa”, colmata a vice-presidente do Técnico.

Os  interesses científicos da professora Fátima Montemor centram-se no desenvolvimento de revestimentos funcionais para proteção e funcionalização de superfícies, nomeadamente novos revestimentos autorreparáveis inteligentes (smart self-healing coatings) com aplicação na indústria automóvel, aeronáutica e offshore, revestimentos biodegradáveis para funcionalização e proteção de implantes metálicos, revestimentos protetores para aplicações na área das telecomunicações e eletrónica e novos revestimentos de elevada área superficial e capacidade específica para armazenamento de energia. A docente é ainda autora de 260 artigos científicos e uma das investigadoras do Técnico que faz parte das listas dos cientistas mais citados a nível mundial na sua área de investigação.