Campus e Comunidade

Professora Joana Mendonça nomeada presidente da Agência Nacional de Inovação

A docente do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) é a primeira mulher a ocupar este cargo.

A professora Joana Mendonça, docente do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) e investigadora do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), é a nova presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Inovação (ANI), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. A nomeação dos novos órgãos sociais da ANI para o triénio de 2021-2023 decorreu esta terça-feira, 23 de março, durante a Assembleia Geral da Agência.

O professor Paulo Ferrão, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e presidente do IN+,  integra os novos órgãos sociais da ANI, assumindo na Assembleia Geral os cargos de vice-presidente e secretário.

O novo Conselho de Administração e órgãos sociais iniciarão funções até ao início de maio de 2021. A ANI tem como objetivo estimular e promover a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, contribuindo para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o reforço da competitividade da economia nacional nos mercados globais. Compete-lhe prosseguir as linhas orientadoras para uma estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal, 2018-2030, nomeadamente o estímulo do investimento privado em investigação e desenvolvimento (I&D), a promoção da colaboração entre entidades do sistema científico e tecnológico e o meio empresarial e o reforço da participação em redes e programas internacionais por parte das empresas e entidades do sistema científico e tecnológico nacional, nomeadamente instituições de ensino superior e centros de interface, com vista à promoção das suas capacidades, competências e resultados da política de apoio à inovação.

Além de docente, a professora Joana Mendonça é também antiga aluna do Técnico, tendo tirado um mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia, depois de ter concluído a licenciatura em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Obteve o seu doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial também no Técnico, em 2009.

A agora presidente da ANI, é professora associada no DEG onde dá aulas de Gestão de Inovação e Design Thinking, Empreendedorismo, Engenharia Económica e disciplinas de Projeto. No IN+ dirige o Laboratório de Gestão de Tecnológica e Políticas Públicas, tendo a sua investigação como foco os processos de comercialização e adoção de novas tecnologias e o papel das competências e do capital humano nesses processos.

A professora Joana Mendonça é também co-coordenadora do programa de Mestrado em Engenharia e gestão de Inovação e Empreendedorismo e do programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas. Integra a direção científica da parceria internacional Carnegie Mellon Portugal desde 2014 e é coordenadora científica no CEiiA desde 2018.

Em 2009/2010 foi assessora do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e em 2016 desempenhou funções como assessora do Ministro da Economia para a Inovação. Foi também subdiretora da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência, entre 2010 e 2012.