Campus e Comunidade

Professora Maria da Graça Carvalho entre as 8 eurodeputadas mais influentes

A eurodeputada e antiga aluna do Técnico, professora Maria da Graça Carvalho, foi considerada uma das dez eurodeputadas mais influentes na área do digital no Parlamento Europeu. A lista que mapeia os membros mais influentes do Parlamento Europeu (Eurodeputados) em várias áreas, e onde a alumna do Técnico se destaca na oitava posição foi divulgada pela BCW Brussels e pela VoteWatch Europe,  e é maioritariamente feminina.

O Digital Influencer Index assenta em dois critérios: a influência política- capacidade de mudar a legislação, ganhar votos e influenciar o debate político –  e a influência social – ou seja, a capacidade de chegar aos cidadãos e levar ao debate público os temas do digital.  Há oito mulheres entre os dez eurodeputados considerados como mais influentes na área digital, pelo trabalho que têm desenvolvido nesta área no Parlamento Europeu.

No texto que acompanha a listagem é ainda destacado que “os Estados-membros mais pequenos, incluindo Portugal, estão a liderar a influência nas políticas para a área do digital, tendo um papel de destaque na batalha pela inovação tecnológica e digital na Europa”. O papel da professora Maria da Graça Carvalho –enquanto relatora de diversos relatórios e opiniões na área do digital, com particular ênfase na participação das mulheres no âmbito da Inteligência Artificial- é reconhecido pelo ranking que salienta ainda, e no seguimento desta maioria feminina,  que “as mulheres do Parlamento Europeu estão entre as mais influentes na definição da política digital da Europa”.