Campus e Comunidade

Professora Zita Martins integra Comité Europeu de Ciências Espaciais

A docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) do Técnico foi convidada a juntar-se ao leque de prestigiados especialistas que compõem este órgão.

O prestígio e o conhecimento da docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), professora Zita Martins continua a correr mundo, e a prová-lo está a sua recente integração como Membro do Comité Europeu de Ciências Espaciais (ESSC, na sigla em Inglês). “É uma grande honra ter sido convidada como membro do ESSC”, confessa a docente do Técnico, partilhando a alegria com que recebeu este convite.

A docente do Técnico junta-se assim ao prestigiado lote de membros do órgão conselheiro dos diretores da Agência Espacial Europeia (ESA) e do diretor-geral.  “Os membros do ESSC têm uma excelente reputação, são peritos internacionais nas suas áreas de investigação, com currículos extraordinários e são pessoas muitíssimo respeitadas pela comunidade científica”, sublinha a professora Zita Martins. Por isso mesmo foi com um “grande sentido de responsabilidade” que a docente do Técnico aceitou este convite, assegurando que – tal como já nos habituou- irá dar o seu melhor “e dar o meu contributo independente – sobre a forma de recomendações e também relatórios- acerca de todos os assuntos relativos a Ciências do Espaço na Europa e respetivas políticas (ideias e planos) associadas”. “Será importante para aconselhar sobre o papel da Europa nas várias áreas do Espaço (desde física a ciências da vida), qual o seu papel a nível internacional, e também sobre o desenvolvimento de tecnologias ligadas ao Espaço”, vinca a professora Zita Martins.

Além de conselheiro independente dos diretores da ESA e do Diretor-geral, o ESSC possui ainda o estatuto de observador no Conselho de Ministros dos Estados Membros da ESA, e mantém fortes relações com a Comissão Europeia e com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (United Nations Office for Outer Space Affairs).