Campus e Comunidade

Programa de bolsas “Hovione Solidária na Educação” apoia quatro alunos

A empresa farmacêutica renovou a bolsa de três alunos que já apoiava, e alargou o apoio concedido a mais uma aluna.

Decorreu esta terça-feira, 3 de março, mais uma cerimónia de assinatura dos contratos de bolsa. Desta feita, foi a vez da Hovione renovar as bolsas atribuídas no ano letivo anterior, e também estender o apoio a uma nova aluna, Mariana Carreira Bento, aluna de Engenharia Biomédica. Ricardo Dias, Beatriz Colaço e Ana Oliveira, todos eles estudantes de Engenharia Química, continuarão a ser apoiados, este ano letivo, pelo programa “Hovione Solidária na Educação”. 

Mais do que a oficialização do apoio concedido, este evento revela-se sempre um momento simbólico e emotivo que reúne os representantes das entidades mecenas, os bolseiros e os representantes do(s) departamento(s) a que pertencem os alunos. Desta vez não foi exceção, e na cerimónia presidida pelo vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, e que decorreu no Museu de Civil,  marcaram também presença: a professora Teresa Duarte, presidente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), o presidente do Departamento de Bioengenharia (DBE), professor João Pedro Conde, e o coordenador do mestrado integrado em Engenharia Biomédica, professor João Sanches.  O engenheiro Hélder Delgado, Sustainability Specialist da Hovione, representou a empresa mecenas.

Depois de rubricar os contratos de bolsa, o professor Alexandre Francisco proferiria as primeiras palavras da sessão,  envolvidas num agradecimento profundo para com a empresa mecenas. “Estas bolsas são muito importantes para os nossos alunos, não só por reconhecer o mérito deles, mas pelo apoio que lhes confere e que revela essencial neste percurso académico”, afirmou o docente. “Por isso mesmo, só posso agradecer em nome do Técnico e dos nossos alunos”, complementava o vice-presidente do Técnico.

Por sua vez, o engenheiro Hélder Delgado fez questão de manifestar o orgulho da empresa no apoio conferido através deste programa. “Estas bolsas são por um lado uma forma de agradecermos os ótimos recursos humanos que as universidades nos dão todos os anos, e, por outro lado, são a nossa maneira de apoiar os alunos que precisam e que ainda por cima têm muito mérito”, frisava o representante da Hovione. Dando o exemplo de um dos antigos bolseiros do Técnico que atualmente se encontra a trabalhar na empresa farmacêutica, o engenheiro manifestava ambição de que o mesmo se possa repetir no futuro com estes bolseiros.  “O nosso objetivo passa também por transformar este apoio também em ligações úteis para a empresa e para os alunos”, concluía.

Dos quatro alunos apoiados pela farmacêutica, apenas três conseguiram comparecer na cerimónia, fazendo todos eles questão de agradecer o apoio e a oportunidade que reside no mesmo. Referindo que se sente lisonjeada com este apoio, Mariana Carreiro Bento reiteraria as oportunidades que esta bolsa permite agarrar. “Gosto de ir mais além, fazer formações, workshops e sem dúvida esta bolsa permite-me não ter que abdicar destas coisas e apostar na minha formação”, vincou a aluna. Também Ana Oliveira salientou a importância desta bolsa que significa “uma grande ajuda e uma forma de nos incentivar”. Ricardo Dias seguiria a mesma ideia, frisando o orgulho e gratidão por ser recetor desta bolsa. “Esta bolsa faz toda a diferença no nosso ano e, por isso, só posso mesmo estar grato pela generosidade e apoio prestado pela Hovione”, salientava o aluno de Engenharia Química.