Projeto de aluna do Técnico vence prémio Fernando Távora

Margarida Quintã é uma das autoras da proposta “As Fronteiras do México” que conquistou o galardão.

A aluna do Doutoramento em Arquitetura, Margarida Quintã é  uma das vencedoras da 15.ª edição do Prémio Fernando Távora entregue pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) e que distingue a melhor proposta de viagem de investigação selecionada por um júri nomeado todos os anos para o efeito. A aluna do Técnico é em conjunto com Luís Ribeiro da Silva, autora da proposta “As fronteiras do México”, um trabalho que explora “o impacto da arquitetura e do urbanismo na intermediação dos problemas afetos às demarcações territoriais, às migrações e à dimensão transfronteiriça do bem-estar dos povos”, como se pode ler na sinopse apresentada pelos autores

Explorando a diversidade das situações da fronteira do norte do México com os Estados Unidos da América, mas também do Sul com a Guatemala e com o Belize, os autores procuram “através do reconhecimento da unicidade e da complexidade formulada por cada uma destas situações”, “pensar sobre a eficácia da construção de barreiras físicas no contexto da resolução de algumas das mais urgentes questões humanitárias e ambientais contemporâneas”, como é explicado na sinopse.

Margarida Quintã é atualmente doutoranda do programa doutoral conjunto do  Instituto Superior Técnico com a École Polytechnique Fédérale de Lausanne, desenvolvendo investigação sobre a problemática do comportamento climático das construções no contexto do continente africano.  Além disso, trabalha desde 2015 no estúdio ursa em parceria com Luís Ribeiro da Silva, com quem divide este prémio.

Este galardão é uma homenagem ao arquiteto Fernando Távora e consiste numa bolsa de viagem no valor de 6.000 euros.