QS World University Ranking by Subject coloca áreas científicas do Técnico no top mundial

A Universidade de Lisboa figura entre as 300 melhores universidades do mundo em 34 das 51 áreas científicas avaliadas.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) volta a destacar-se entre as melhores universidades a nível mundial na edição 2021 do QS World University Rankings by Subject, divulgada na semana passada. A ULisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo em 34 das 51 áreas científicas avaliadas pelo conceituado ranking.  Para esta excelente prestação contribui o ótimo posicionamento das várias áreas científicas do Técnico, nomeadamente na área de Engenharia de Petróleos (47.º) e Engenharia Civil (51-100), nas quais a ULisboa surge mesmo no Top 100.

Numa análise pelas 51 disciplinas científicas avaliadas, e se nos continuarmos a focar nas áreas de investigação do Técnico, a ULisboa alcança um posicionamento de destaque a nível mundial em Arquitetura (101-150), Estatística e Investigação Operacional (101-150) e Engenharia Química (101-150). Nas áreas de Ciências Computacionais e Sistemas da Informação, Engenharia Eletrotécnica e Eletrónica, Engenharia Mecânica e Aeronáutica, Estudos Ambientais, Geofísica, Geologia e Matemática a instituição posiciona-se entre as 200 melhores do mundo (151-200).  Em Ciência dos Materiais e Física e Astronomia a ULisboa figura no grupo das 201-250 melhores.

A presença da ULisboa  no top 200 acontece também em outras áreas tais como: Desporto (51-100), Filosofia(101-150), Agricultura e Florestas (151-200), Farmácia e Farmacologia (151-200), Geografia (151-200), Línguas Modernas (151-200) e História (151-200).

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento.  A área de conhecimento em que ULisboa surge mais bem posicionada – no 194.º lugar a nível mundial – é mesmo a de Engenharia e Tecnologia. Seguem-se as Ciências Naturais (201.ª), Artes e Humanidades (220.ª), Ciências da Vida e Medicina (260.ª), e Ciências Sociais e Gestão (era 321.ª).

A nível mundial, a liderança na área de Engenharia e Tecnologia pertence ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Nas restantes grandes áreas de conhecimento a Universidade de Harvard é a número 1 em Ciências da Vida e Medicina e também em Ciências Sociais e Gestão, o MIT volta a  ser o melhor em Ciências Naturais  e a Universidade de Oxford lidera em Artes e Humanidades.

A metodologia utilizada pelo QS by Subject integra indicadores que resultam da aplicação de inquéritos a empregadores e a peritos académicos, bem como indicadores bibliométricos da base de dados Scopu /Elsevier. Na edição de 2021, o QS World University Rankings by subject avaliou 1453 universidades de todo o mundo.