“Queremos que esta seja a maior e também a melhor edição das JEEC”

A tenda que preenche a Alameda do Técnico é este ano o epicentro das jornadas organizadas pelos alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

A edição deste ano das Jornadas da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores(JEEC) foi sonhada durante muito tempo e planeada pelo menos nos últimos dois anos. Quando a pandemia nos trancou em casa, a tenda que hoje ocupa a Alameda do Técnico estava a ser montada para uma edição única das Jornadas, a mesma que hoje se materializa, permitindo à organização atrair mais alunos e agregar mais empresas. “É a primeira vez que estamos a fazer as nossas jornadas numa tenda, e queremos que seja a maior e também a melhor edição das JEEC”, salienta Pedro Pedrosa, um dos coordenadores do evento. Apesar de este ser apenas o 2.º dia das JEEC 2022 a afluência ao evento e o entusiasmo que encontramos em cada ponto da tenda torna possível garantir desde já que é muito provável que a meta seja cumprida.

No intervalo entre uma aula e outra, a caminho do laboratório, depois de um almoço a correr, ou numa paragem improvisada antes do regresso a casa, os estudantes não resistem a entrar na tenda à procura de conhecimento, de oportunidades ou contactos. Lá dentro encontram todos os dias cerca de 17 empresas, num total de 60 que ao longo da semana passaram pela tenda, entre as quais: a Premium MindsSiemens, Deloitte, KPMG, NTT DATA, Accenture, BNP Paribas, GMV, NOS e  Worten.

As bancas das empresas servem de ponto de encontro entre a curiosidade e a vontade de recrutamento. Mais do que uma conversa circunstância, o momento serve para conhecer as empresas, os seus projetos e ofertas. O entusiasmo é recíproco: do lado do aluno a ânsia de descoberta, de explorar pontos de interesse; do lado da empresa a mesma coisa.

A tornar o programa do evento ainda mais atrativo, um leque de oradores notável estavam oradores de renome associados a empresas como o Spotify (Luís Andrade), AmazonRobotics (Karim Chamaa), Bolt (Nuno Inácio), Truphone (Scott Mackenzie), Ericsson (Guilherme Alves e Cláudia Queirós) e Unbabel (Paulo Dimas). No total, 30 oradores ligados às mais diversas áreas, passaram pelo palco principal do evento, partilhando conhecimentos, experiências, dicas essenciais para quem está agora a começar a definir os caminhos que gostaria de trilhar.

Telmo Pires, Senior Machine Learning Engineer na Apple, protagonizou uma das palestras com mais adesão até ao momento, indo ao encontro das expectativas da organização. O alumnus de Engenharia Aeroespacial que descobriu ainda no Técnico a paixão pela Inteligência Artificial, deu a conhecer um pouco o seu percurso até chegar à empresa mais valiosa do mundo e ajudou a entender as diferenças concretas entre Inteligência Artificial e Machine Learning, explicando como funcionam os modelos e como estes vão sendo aprimorados. “No mundo real, a maior parte do tempo não é gasto com o modelo. Um modelo de Machine Learning é uma pequena parte num sistema maior. Os dados são a chave”, realçou.

Pedro Pedrosa evidencia o sucesso que marca as múltiplas atividades: “os alunos têm aderido muito às atividades que temos com as empresas, os 15/15, que são apresentações de 15 minutos das empresas e mais 15 minutos reservados para os alunos se darem a conhecer, os workshops e também as sessões de matchmaking”, refere. A engenharia e a tecnologia são também o ponto de partida das palestras, mas também dos painéis de discussão que acontecem todos os dias.  Já nas DocTalks, os alunos têm oportunidade de saber mais sobre as oportunidades de doutoramento nas várias áreas da Engenharia Eletrotécnica, diretamente de alguns professores do curso.

Para Pedro Pedrosa na génese do sucesso e do crescimento que ano após ano as JEEC têm somado está “o esforço da equipa”. “Já vamos na nossa 22.ª edição, tentamos crescer todos os dias e crescer sempre mais do que no dia anterior ou na edição anterior. Sentimos que este é um grande passo que estamos a dar, é um grande investimento para conseguir dar passos maiores daqui para a frente”, vinca o coordenador do evento.