Campus e Comunidade

Representações digitais vêm dar nova vida ao Museu de Engenharia Civil

A exposição inaugurada já se encontra acessível ao público e reúne várias peças em modelos 3D.

Já se encontra aberta ao público a exposição “Documentação e Representação Digital de Bens Culturais”, patente no Museu de Engenharia Civil do Técnico. Na inauguração que decorreu esta quinta-feira, 22 de junho, foram vários os curiosos e admiradores deste tipo de representação e de arte em geral que se demoraram a visitar a mostra de peças.

A Torre de Belém, um torso do São Miguel Arcanjo, ou uma réplica explodida da maquete do Teatro Romano de Lisboa, e muito mais, em modelos de 3 Dimensões, obtidas através de fotogrametria. “Encontramos abordagens a várias escalas, desde a escala do objeto em que temos peças escultóricas, à escala do edifício”, explica a professora Ana Tomé, responsável pela organização. “Temos presentes várias abordagens de como é que as tecnologias digitais podem ser aplicadas à preservação e documentação do património”, frisa ainda.

Várias estratégias estão a ser delineadas pela organização para atrair ainda mais público como partilha a organizadora: “é nossa intenção criar imensas sinergias para trazer pessoas a conhecer estas representações”. Para a professora Ana Tomé os museus universitários devem espelhar a cultura, e queremos que o nosso espelhe toda a cultura científica que o Técnico detém”.  “É preciso trazer vida para os museus, e é isso que estamos a fazer”, conclui.

Esta exposição abre o leque de atividades das I Jornadas de Documentação e Representação Digital de Bens Culturais, e estende-se até 29 de setembro.