Sala cheia para perceber como ir ao encontro de uma carreira de sonho

Dezenas de alunos do 2ºciclo participaram ativamente na sessão organizada pela Área de Transferência de Tecnologia.

As cadeiras colocadas inicialmente no Salão Nobre tiveram que se multiplicar dado a adesão registada esta terça-feira, 2 de outubro, em mais uma sessão das Técnico Career Sessions.  Perante uma vasta e atenta audiência o vice-presidente do Técnico para o Empreendedorismo e Ligações Empresariais, o professor Luís Caldas de Oliveira, conduziu a informativa e dinâmica sessão, explicando a importância do programa Career Discovery@Técnico e da adesão dos alunos às iniciativas que integram o mesmo. Do outro lado a reação nunca foi passiva:  os alunos iam tirando notas, partilhando experiências passadas e marcando na agenda aquilo que não podem perder.

“O Career Discovery@Técnico é a resposta da nossa escola às mudanças do mercado de trabalho, é uma maneira de vos ajudar a preparar e a enfrentar essas mudanças”, começava por frisar o professor Luís Caldas de Oliveira. Explicando que o planeamento de uma carreira de sucesso tem que começar cedo e exige a aquisição de determinadas competências que “vão muito além das matérias estudadas”, o vice-presidente do Técnico partilhou as etapas e estratégias a seguir na procura de oportunidades profissionais: “É preciso que vocês saibam escolher: avaliar gostos e competências, imaginar o futuro e definir objetivos”, assinalava.  As particularidades dos processos de recrutamento, as caraterísticas mais valorizadas pelos recrutadores, e as valências apreciadas pelos mesmos na contratação de alunos do Técnico ocuparam grande parte da apresentação do docente.

À medida que o relógio avançava o professor Luís Caldas de Oliveira conseguia demonstrar o valor que  os alunos do 2º ciclo devem atribuir às oportunidades disponibilizadas pelo Técnico para que partam para essa nova etapa com a melhor preparação possível. “Vocês têm que contar ao recrutador uma história que demonstre as vossas competências e essa história é feita de todas as vossas experiências dentro e fora do Técnico”, reiterava ainda antes de elencar as iniciativas que compõem o programa Career Discovery@Técnico, destacando as mais-valias subjacentes a cada uma das atividades.