Segunda edição da Academia de Verão de Aprendizagem e Olimpíadas Científicas confirma sucesso da iniciativa

Além do aumento do número de participantes, algumas das sessões adquiriram um novo formato - com menos alunos por monitor – o que permitiu potenciar a aprendizagem e a partilha de experiências.

Decorreu, entre os dias 9 e 14 de julho, no Técnico, a segunda edição da Academia de Verão de Aprendizagem e Olimpíadas Científicas. O projeto repetiu o sucesso do ano anterior, conseguindo cativar nesta edição o dobro dos participantes, que rondaram as seis dezenas. A atividade cujo intuito passa por promover uma aprendizagem mais ativa e orientada junto de jovens, é organizado pelo TreeTree2, uma organização sem fins lucrativos constituída maioritariamente por cientistas e engenheiros. Mais do que ensinar, a atividade ajuda a entusiasmar pela ciência, como facilmente se percebe se irrompermos por qualquer uma das múltiplas atividades que pautaram o programa. “O balanço é extremamente positivo. Não só duplicámos o número de participantes, como melhorámos os módulos e as sessões, quer no formato quer no conteúdo”, assinala João Rico, um dos responsáveis pela organização.

Aprender a programar, ouvir falar sobre temáticas entusiasmantes e que estão na ordem do dia como o Machine Learning e a Inteligência Artificial, saber como calcular a idade do universo, construir um jogo para smartphones, descobrir mais sobre aritmética ou geometria foram algumas das atividades propiciadas pela organização. Para além das palestras conduzidas por nomes conceituados do Técnico e não só, houve tempo e energia para atividades mais práticas com a desconstrução de artigos científicos, formular e planear de forma autónoma um projeto de aprendizagem, e até módulos que ajudam a preparar as olimpíadas científicas das mais variadas áreas.

“É certamente um projeto para prosseguir e continuar. Em particular, o formato com um reduzido número de alunos por cada monitor permitiu uma maior partilha de experiências entre todos. E foi com satisfação que vimos alguns dos alunos participantes da última edição participar agora nesta edição como monitores”, realça, em jeito de balanço, João Rico. Conscientes de toda a aprendizagem que podiam retirar da iniciativa, os participantes demonstraram continuamente o máximo empenho nas tarefas propostas, absorvendo cada detalhe que lhes era transmitido e desfrutando ao máximo do privilégio de questionar quem tanto percebe destas áreas.