Semana Aeroespacial: em busca de voos mais altos

De regresso ao formato presencial, o evento conseguiu conquistar alunos de vários cursos do Técnico que aderiram às várias atividades que compunham o programa.

Desde segunda-feira, 14 de março, que é impossível ficar indiferente ao corrupio que invadiu o Pavilhão Central. Logo à entrada a banca com alunos do AeroTéc – Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico e os cartazes alusivos ao evento deixam perceber o motivo da agitação e euforia: mais uma edição da Semana Aeroespacial. A Feira de Empresas trouxe nos 3 primeiros dias centenas de alunos ao átrio, mas as atividades estenderam-se até sexta-feira, 18 de março, com palestras, workshops, roundtables, e painéis com alumni, tudo envolto numa grande vontade de estreitar laços com o mercado.

Um simulador de voo, modelos de aviões, protótipos, brindes e até pipocas. Tudo serviu para captar a atenção dos alunos do Técnico, mas, na verdade, os nomes sonantes que constavam no cartaz de parceiros destas jornadas eram por si só um “chamariz” para os alunos dos vários cursos que visitaram a Feira de Empresas. “Tivemos o maior número de empresas de sempre, ultrapassámos as 30 empresas que foram parceiras e patrocinadoras do evento”, partilha Tiago Silva, coordenador da Semana Aeroespacial 2022.  Além da quantidade, esta edição conta também com muita diversidade, algo que como enfatiza o aluno do Técnico reflete “o amplo número de empresas interessadas no curso de Engenharia Aeroespacial”.  Thales, Tekever, AeroMec, Neyond, Gmv e Netjets foram apenas algumas das empresas que tiveram oportunidade de contactar com os alunos da Escola ao longo dos 3 dias em que a feira de empresas agitou o átrio do pavilhão central.

A cada edição, os membros do AéroTec surpreendem com os oradores que conseguem cativar, e este ano não foi exceção. Entre os 15 oradores encontramos nomes bem-sonantes ligados ao Espaço, mas também à Formula 1, à Astrobiologia, Aviação, Sustentabilidade, e muito mais. Charles Huguet (Airbus), José Correia Guedes (TAP), Carlos Garcia-Galan (NASA) e Jan Lückhof (SAI) foram alguns dos oradores que participaram remotamente ou que passaram pelo palco do Salão Nobre.

Depois de acabar o secundário em Portugal e passar um ano a trabalhar, Rodrigo Silva mudou-se para o Reino Unido para estudar Engenharia Mecânica na Oxford Brookes University, e concretizar o sonho de trabalhar em Fórmula 1. Esta sexta-feira, 18 de março, veio ao Técnico partilhar o seu percurso e dar algumas dicas a quem lhe queira seguir as pisadas. Sempre que lhe foi possível ao longo do seu curso, o engenheiro procurou estudar e trabalhar com Aerodinâmica de forma a solidificar o seu conhecimento na área, tendo sempre como meta fazer deste sonho carreira. “Acho que se tiverem uma oportunidade de ir para fora, devem fazê-lo, porque aqui é a vossa casa, mas de facto lá fora terão oportunidade de aprender e crescer mais do que imaginam”.

No estágio como Mechanical Design Engineer na Jim Stokes Workshops, Rodrigo da Silva conseguiu enriquecer o seu conhecimento geral em Engenharia, e nem durante a dissertação de último ano sossegou, tendo trabalhado com design e CFD com um carro de Formula 4. Terminou o curso com First Class Honours (GPA 3.94). Em 2019, começou a trabalhar na Renault F1 Team como Surface Design Engineer no departamento de Aerodinâmica, onde continua até agora, apesar da equipa se denominar atualmente de BWT Alpine F1 Team.

Ainda que a dimensão e adesão ao evento, coloquem estas jornadas entre as mais aguardadas pelos alunos, o coordenador da Semana Aeroespacial evidencia que “não faz parte das nossas prioridades querermo-nos colocar em competição com outras jornadas do Técnico, temos o nosso espaço e acho que estamos a conquistá-lo e isso para nós é o mais importante”. “Da parte da organização julgo que só nos pode encher de orgulho o facto de termos uma equipa que nunca tinha organizado uma edição presencial antes e  conseguimos receber um feedback positivo das empresas, dos participantes, etc.”, acrescenta.

A partir de quinta-feira, 17 de março, a feira de empresas deu lugar às famosas roundtables que regressaram num formato inovador, contando com empresas das mais diversas áreas. Além disso, os interessados tiveram também oportunidade de frequentar workshops que permitiram robustecer os seus conhecimentos acerca de, por exemplo, detritos espaciais ou tecnologia espacial.

Para o coordenador da Semana Aeroespacial, o ponto forte do evento foi mesmo “o espírito que conseguimos construir enquanto equipa”. “Do ponto de vista da organização tem tudo corrido como planeado. Conseguimos, ao longo de vários meses, trabalhar em conjunto para atingir um objetivo. Sabíamos que o que quer que acontecesse o alcançaríamos em equipa e felizmente estamos a conseguir obter esse sucesso e obviamente que isso nos deixa muito satisfeitos”, remata Tiago Silva.