Semana de Bioengenharia atrai 600 participantes de vários cursos e instituições

Entre 20 e 24 de março, as Jornadas de Bioengenharia decorreram em regime híbrido a partir do Instituto Superior Técnico.

A 8.ª edição da Semana da Bioengenharia decorreu entre 20 e 24 de março, em formato híbrido. Ao transmitir grande parte das suas atividades no seu canal do YouTube, foi possível chegar a uma audiência total de perto de 600 pessoas, de vários cursos e instituições.

Cerca de 70 oradores e 17 empresas participaram nestas jornadas (13 marcaram presença na feira de emprego) que contaram com o apoio de outras 22. A organização ficou a cargo de 68 estudantes dos diferentes cursos do departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico.

Para lá da aproximação com o ambiente empresarial, a semana da Bioengenharia teve também por missão “estreitar relações entre a comunidade académica e o mundo científico”. A partilha e divulgação do trabalho que está a desenvolver-se em Portugal e lá fora, nas diferentes áreas da bioengenharia, foi o caminho escolhido para cumprir o objetivo. Assim, a edição de 2023 contou com oito palestras, seis workshops, seis pitches, duas sessões com antigos estudantes, uma feira de empresas e uma sessão de apresentação de um programa de doutoramento. Retomou-se, ainda, a realização de visitas de estudo e, como novidade, houve lugar a um debate sobre edição do genoma humano.

O investimento na componente científica do programa das jornadas foi preocupação desta organização que considerando a vastidão da bioengenharia quis “divulgar os avanços que ocorrem nas mais diversas áreas” e, desta forma, mostrar como a bioengenharia “pode contribuir para uma sociedade melhor e mais sofisticada”, explica a equipa organizadora.