Campus e Comunidade

Sessão comemorativa alerta para o impacto dos riscos psicossociais

O evento contou com um painel diverso que alertou para o importante contributo de todos na construção de locais de trabalho mais seguros e saudáveis.

O Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho 2019 não foi esquecido no Técnico- e ainda que uns dias depois da data- assinalou-se a efeméride com uma sessão comemorativa que decorreu esta terça-feira, 7 de maio, onde além de se sensibilizar a audiência para os diversos aspetos em que a temática se desdobra se deram a conhecer as inúmeras atividades desenvolvidas pela instituição para que a comunidade detenha as melhores condições de trabalho possíveis.

Coube ao professor João Gomes Ferreira, vice-presidente do Técnico para a Gestão de Instalações e Equipamentos, abrir a sessão, felicitando a organização pela iniciativa que considera “de uma extrema relevância”. “A forma como encaramos o trabalho tem variado muito ao longo dos tempos, e se o mesmo já foi algo considerado indigno e prestado apenas pelas classes mais baixas, hoje em dia estou convencido que poucos de nós conseguem vislumbrar uma vida feliz sem trabalho”, começava por enfatizar. Abordando os vários tópicos a ter em conta na avaliação das condições de trabalho nomeadamente o ambiente relacional, o reconhecido almejado e as condições físicas oferecidas aos trabalhadores, o vice-presidente do Técnico enfatizava a atenção a preocupação da instituição para com todos estes aspetos. “A cooperação frutuosa entre os representantes da segurança e saúde de trabalho e a área de instalações e equipamentos em muito tem contribuído para a identificação e resolução de muitos desses problemas. Ao terminar, o professor João Gomes Ferreira partilhava ainda o seu desejo que o trabalho continue a dar frutos e que para no ano “mais resultados e algumas mudanças” possam ser demonstrados.

Lídia Silva falou em nome do grupo de representantes dos trabalhadores para a segurança e saúde no trabalho, partilhando na sua intervenção o método de trabalho adotado assim como algumas das ações que têm desenvolvido ao longo do mandato. “Há vários assuntos que nos têm preocupado nomeadamente os gabinetes com demasiadas pessoas, renovação deficiente de ar e a existência de poeiras e temos reportado isso a quem de direito”, assinalava. Transmitindo algumas recomendações, e tocando também na questão da colaboração entre todos os membros da organização, Lídia Silva alertava que a existência desta entreajuda é muito importante na gestão do stress e cumulativamente na existência de locais de trabalho mais saudáveis. Para a representante dos trabalhadores a assinatura do protocolo de colaboração entre o Técnico e a Ordem dos Psicólogos – no âmbito do qual serão feitas algumas ações para deteção e prevenção dos riscos psicossociais- mostra a preocupação da instituição com esta questão. “Não podemos ignorar a existências destes riscos, porque afetam os trabalhadores, as equipas e as próprias organizações e por isso mesmo é importante que todos estejamos alertas e colaborantes na identificação dos mesmos”, colmatava Lídia Silva.

“Vejo isto como uma ótima oportunidade para divulgar também o trabalho que fazemos ”, afirmava o engenheiro Pedro Duarte, coordenador do Núcleo de Segurança, Higiene e Saúde (NSHS-IST), e foi para exatamente para as atividades desenvolvidas que a sua apresentação nos remeteu, demonstrando as ações  desenvolvidas pouco visíveis para muitos, mas tão importantes para todos.

No resto da manhã sucederam-se outros intervenientes que propiciaram à audiência- que foi aumentando com o passar das horas- uma tomada de consciência acerca dos desafios que se impõem à instituição, mas também aos colaboradores em matéria de segurança e saúde no trabalho.