“Shaping the Future” recebeu os novos docentes e investigadores

A edição deste ano do programa “Shaping the Future”, decorreu nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2022 na Academia de Ciências de Lisboa. Este é um programa organizado conjuntamente pelo Conselho Científico (CC) e Conselho Pedagógico (CP) em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA) e visa promover a adaptação dos novos docentes e investigadores à cultura do Técnico.

O primeiro dia de formação foi subordinado ao tema “Career Management and Scientific Skills” e contou na sessão de abertura com o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, o Presidente do Conselho Científico, professor Rodrigo Rodrigues, a Presidente do Conselho Pedagógico, professora Teresa Peña e com o Coordenador do programa Mentoring, professor João Ramôa Correia. Ao longo deste dia foram discutidos temas como a liderança académica, com o professor Paulo Ferrão, as perspetivas de desenvolvimento de carreira, com o professor Paulo Ferreira, a excelência na investigação e ensino, com a professora Dídia Covas e a transição para a vida académica, com os professores Aleksandar Illic, Filipa Moleiro, Hugo Nicolau, Ana Clara Marques e Luís Oliveira e Silva. No final do dia houve ainda uma sessão de perguntas e respostas com os novos docentes e investigadores e os professores Rodrigo Rodrigues, Teresa Peña e João Ramôa Correia.

O segundo dia foi dedicado ao tema “Leadership Skills and Team Management“, no qual houve a apresentação da organização e serviços do Técnico, nomeadamente a Área de Transferência de Tecnologia, Assuntos Internacionais, Desenvolvimento Académico, Recursos Humanos e Biblioteca, com as participações de Olga Ribeiro (GATPi), Carla Patrocínio (TT), Denise Matos (AI), Isabel Gonçalves (NDA), Rui Mendes (DRH) e Thaiane Honda Cotts (Biblioteca). De seguida, foi discutida a angariação de fundos e as plataformas de compras e de gestão de projetos, na qual participaram a professora Isabel Dias, o professor Fernando Mira da Silva e Ana Bela Pereira. O professor Nuno Nunes abordou o tema da investigação interdisciplinar e a criação de novos grupos de investigação, durante o almoço com o Presidente do Técnico, os membros do Conselho de Gestão e os Presidentes de Departamento e estruturas transversais. A parte da tarde iniciou-se com uma apresentação sobre Comunicação de Ciência, pela coordenadora da Área de Comunicação, Imagem e Marketing do Técnico, Joana Lobo Antunes. A sessão de encerramento deste segundo dia foi subordinada ao tema gestão de equipas em ambiente académico, com Sofia Calheiros, da empresa Sofia Calheiros & Associates.

O terceiro e último dia desta Formação Fundamental ficou reservado para as práticas pedagógicas. A sessão iniciou-se com a professora Teresa Peña que abordou o ensino e os professores do Técnico, colocando um ênfase na colaboração estudante-estudante e estudante-professor e no novo modelo de ensino do Técnico. De seguida, a coordenadora do NDA, Isabel Gonçalves, abordou o tema do sistema de apoios para os estudantes do Técnico e o comportamento académico, traçando aqui um perfil do estudante do Técnico. A Provedora do Ensino do Técnico, professora Raquel Aires de Barros, falou sobre ética e integridade, referindo-se aos valores do Técnico. A este respeito, enunciou os cinco valores do Técnico: Respeito, Integridade, Inovação, Colaboração e Excelência.

Na sessão de encerramento, o professor Rodrigo Rodrigues realçou que é necessário atrair mais estudantes internacionais e tornar a investigação mais interdisciplinar. Rodrigo Rodrigues deixou ainda uma “nota de otimismo, vendo a qualidade das intervenções e discussões que aqui houve”. Otimismo também partilhado pelo professor João Ramôa Correia que afirmou que estava “muito contente com a forma como correram estas sessões”. Na sua intervenção final, a professora Teresa Peña referiu-se ao Técnico como “um espaço de liberdade”.

Nesta nova edição do “Shaping the Future” participaram 17 professores e um investigador.