SINFO continua a superar expectativas

Mais de 5500 pessoas passaram esta semana no evento tecnológico organizado no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico.

O ambiente da SINFO é frenético, e nem a chuva serve de desculpa para não ir. Os alunos entram às dezenas pela grande tenda que está montada na alameda do Técnico à procura de conhecimento, de oportunidades, de contactos e até de momentos de diversão. E tem sido neste entra e sai, num pé de conversa que rapidamente se torna numa maratona de elos, com diversas experiências lúdicas, palestras e workshops à mistura, que se tem construído mais uma edição de sucesso da Semana Informática do Instituto Superior Técnico, por onde passaram durante a semana mais de 5500 pessoas.

O evento já não se livra da fama de um dos maiores e mais importantes eventos tecnológicos em Portugal, mas a organização tenta sempre superar as espectativas. “Pegamos no trabalho que desenvolvemos nos outros anos e  tentamos fazer tão bem ou melhor”, explica Diogo Lopes, um dos membros da organização.  E de ano para ano tem sido assim. Nesta edição, por exemplo,  o número de empresas envolvidas aumentou (56 empresas e 6 startups), e só não foi maior porque as condições logísticas do evento assim o impossibilitaram. Além disso, a organização criou também uma aplicação que permite uma interação mais simples entre os participantes e as empresas.

As palestras e workshops foram agrupadas mediante as temáticas atribuídas aos cinco dias: software, multimédia, segurança, jogos e web. A tornar o programa atrativo estavam oradores de renome associados a empresas como a Google (Shiblee Imtiaz Hasan), a Presence (Dale Knauss), a Techland (José Teixeira) a Adblock Plus ( Wladimir Palant), entre tantas outras. No total, foram 16 oradores das várias áreas que passaram pelo evento.

Na palestra de Shiblee Imtiaz Hasan a tenda encheu. Através das imagens cheias de cor com que pintou a sua apresentação, o criativo da Daydream da Google, ia numa linguagem muito simples explicando alguns dos projetos em que está a trabalhar, os conceitos e estratégias da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR). “Conseguimos cativar o utilizador com detalhes muito simples, basta que saibamos o que ele procura”, afirmou o designer. “Através da VR E AR podemos construir histórias, visitar lugares de difícil acesso, aprender as mais diversas coisas, e por aí além”, assinalou ainda.

E se foram os sonantes nomes que na maior parte das vezes atrairam os participantes, a passagem pela SINFO nunca se esgota nas mesmas, aliás é nas bancas das empresas que os participantes se perdem a maior parte das vezes. As conversas oscilam entre a curiosidade pela empresa e a procura de oportunidades de futuro, pelo menos foram estes os principais motivos que durante a semana levaram centenas de pessoas à banca da Premium Minds. O engenheiro Tiago Santos, alumnus do Técnico, e um dos representantes da empresa no evento, explica que veio à SINFO exatamente “mostrar o conceito da empresa, desmistificar o mercado do trabalho, e claro identificar futuros elementos para a equipa”. “Nós procuramos pessoas que saibam programar, que saibam pensar e que se enquadrem na nossa empresa, e há muitas pessoas dessas no Técnico”, acrescenta ainda. Consoante edições passadas e conversas recentes demonstram, dezenas de pessoas são contratas durante o evento e no seguimento do mesmo.

Quando questionamos qual o segredo do sucesso estrondoso Diogo Lopes é perentório: “Isto é uma semana para qualquer pessoa que goste de tecnologia e de informática, seja estudante ou não, pertença ao Técnico ou não”, afirma Diogo Lopes. E não há como refutar, afinal já dizia Steve Jobs que “a tecnologia move o mundo”. Neste caso, e mais uma vez, agitou e de que maneira a SINFO.