SIQuIST certificado pela A3ES por um período de 6 anos

O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) renovou a certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do Instituto Superior Técnico.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) anunciou recentemente a renovação da certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do Instituto Superior Técnico (SIQuIST) por mais seis anos.  Este “selo” de qualidade atribuído agora pelo Conselho de Administração da A3ES segue a fundamentação e recomendações da Comissão de Avaliação Externa (CAE) que visitou o Técnico em novembro do ano de 2019.

A decisão favorável de certificação surge no seguimento da avaliação feita pela A3ES, expressa numa escala de quatro estágios de desenvolvimento: Insuficiente, Parcial, Substancial e Muito avançado. O Técnico obteve a classificação de “Muito Avançado” nos seguintes itens: definição e documentação da política institucional para a garantia da Qualidade, Ensino e aprendizagem; investigação e desenvolvimento; colaboração interinstitucional e com a comunidade; articulação entre o sistema de garantia da qualidade e os órgãos de governação e gestão da instituição; sistema de informação, e Publicação de informação relevante para as partes interessadas externas. Nos restantes itens a apreciação obtida foi “Substancial”.

A notícia da decisão de renovação chegou ao Técnico este mês, mas o processo que conduziu à mesma exigiu muito trabalho e várias etapas.  Uma das mais importantes fases deste processo de certificação é a visita da CAE às instituições, e que no caso do Técnico se realizou ainda em 2019. Este processo de auditoria estendeu-se ao longo de três dias, 6, 7 e 8 de novembro, estiveram envolvidos docentes, investigadores, alunos, técnicos e administrativos, parceiros externos – empresas e institucionais, etc. Da mesma resultaria o relatório preliminar que fundamenta a decisão do Conselho de Administração da A3ES de renovar a certificação do SIQuIST.

No relatório preliminar da CAE, disponível na página do Conselho para a Gestão da Qualidade (CGQ), é possível perceber não só a fundamentação para a apreciação obtida em cada um dos itens, como também encontrar algumas recomendações e perceber aqueles que  são apontados como principais pontos fortes do sistema. “A estrutura organizacional bem articulada com o sistema da qualidade”, “o forte compromisso dos órgãos de governação e da gestão de topo com o SIQuIST”; “o papel ativo do Conselho Científico na definição e monitorização da política científica da escola”, e “as estruturas bem organizadas para acolhimento e acompanhamento de estudantes e novos docentes” são algumas das mais –valias apontadas ao sistema pela CAE.

Também algumas boas práticas da instituição, passíveis de serem difundidas,  foram identificadas pela CAE, entre as quais figuram: o Modelo de Apreciação das Atividades de Investigação e Ensino do Técnico, o Programa Shaping the Future e o Inquérito IRIS.

Para João Patrício, coordenador da Área de Estudos, Planeamento e Qualidade (AEPQ) do Técnico e um dos membros do CGQ, esta renovação é muito importante na medida em que demonstra “que temos compromisso com a qualidade,  mecanismos e políticas de gestão que nos ajudam a manter o ensino, aprendizagem, investigação, etc. com a qualidade reconhecida e certificada”.