Eventos

Sorteio de atribuição de bicicletas – Projeto “U-bike Portugal – Operação Técnico”

Técnico - Campus Alameda

O próximo sorteio de atribuição de bicicletas U-bike Técnico realiza-se no dia 26 de março, às 10h30, na Ciclo-oficina do Técnico que fica localizada na garagem do Pavilhão de Civil (campus Alameda). O sorteio é aberto ao público e todos poderão aproveitar para conhecer o espaço da Ciclo-oficina.

Caso tenha interesse em participar no projeto “U-bike Portugal – Operação Técnico” e dispor de uma bicicleta U-bike, como se fosse sua, para realizar as suas deslocações diárias para o Técnico, inscreva-se preenchendo a “Manifestação de Interesse” até ao dia 22 de março. Basta preencher este documento uma vez para participar no projeto. Para obter mais informações sobre o projeto visite a página de Facebook.

O projeto “U-bike Portugal – Operação Técnico” destina-se a promover a mobilidade suave através do incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte preferencial no acesso quotidiano aos campi do Técnico. Para isso, o projeto disponibiliza um conjunto de bicicletas clássicas e elétricas à comunidade académica, maioritariamente aos estudantes, por períodos de um semestre, procurando disseminar práticas de deslocação urbana mais sustentável.

Desde o início do projeto que já foram percorridos milhares de quilómetros nas bicicletas U-bike do Técnico pelos membros da comunidade académica, alunos, professores, investigadores e funcionários, que demonstraram interesse em participar. A bicicleta é o modo de transporte cada vez mais usado nas deslocações urbanas para os campi do Técnico. A adesão à bicicleta tem crescido consideravelmente e o Técnico tem apoiado fortemente esta opção, com a melhoria das infraestruturas de estacionamento para estes veículos no interior dos campi, reabilitando os antigos parqueamentos e construindo novas zonas exclusivas para o efeito, assim como com a abertura da Ciclo-oficina para assistência a todos os ciclistas da comunidade IST.

Este projeto é apoiado financeiramente pelo Portugal 2020 no âmbito do POSEUR, Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Adequa-se ao desenvolvimento de estratégias de baixo teor de carbono através da promoção da mobilidade suave no Instituto Superior Técnico, com enfoque na bicicleta, reduzindo o impacto da utilização dos combustíveis fósseis gerado pelas viagens que recorrem ao transporte motorizado, de acordo com as estratégias nacionais para a mobilidade sustentável.

Normas de disponibilização, cedência e utilização das bicicletas Técnico.

U-bike Portugal