Campus e Comunidade

Sugestões de leitura de Verão dos professores do Técnico

Arlindo Oliveira, Isabel Ribeiro, Joaquim Sampaio Cabral e Mário Figueiredo dizem o que estão a ler neste Verão.

Quatro professores do Instituto Superior Técnico partilham as suas sugestões de leitura para o Verão. Da ficção científica, às reflexões sobre a atualidade e sobre o que podemos esperar do futuro, passando pela história são alguns dos temas dos livros propostos pelos docentes do Técnico.

Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico

• Machines like us, Ian McEwan

“Machines like us”, do Ian McEwan, um viciante romance sobre relações humanas num universo paralelo, muito parecido com o nosso, mas onde o Alan Turing não morreu e a inteligência artificial está muito mais desenvolvida do que no nosso universo, ao ponto de existirem robots androides com comportamentos tão complexos que ficamos sem saber (pelo menos até onde li) se são conscientes ou não.

• The beggining of infinity, David Deutsch

“The beggining of infinity”, do David Deutsch, sobre o potencial da inteligência humana, e a importância de percebermos que tudo é possível para uma espécie como a nossa, que evoluiu para um novo patamar quando adotou a ciência, o conhecimento e a racionalidade como os seus valores fundamentais.

• Factfulness, Hans Rosling

“Factfulness”, do Hans Rosling, um livro que altera a nossa visão sobre a realidade da nossa sociedade, e nos leva não só a questionar a perceção que temos do mundo mas também a forma como somos influenciados pelos media quando construímos essa perceção.

Isabel Ribeiro, Professora catedrática e Professora Distinta do Instituto Superior Técnico, e investigadora do Instituto de Sistema e Robótica

• As Luzes do Príncipe, Argumento de João Ramalho-Santos, Ilustração de Rui Tavares, Ciência Viva

Perceba, ou relembre, como uma experiência feita há 100 anos provou a teoria da Relatividade Geral de Einstein. A banda desenhada As Luzes do Príncipe explica numa linguagem muito acessível e agradável, de que modo um eclipse do sol, há 100 anos, observado e fotografado na ilha do Príncipe do arquipélago de São Tomé e Príncipe e numa cidade do interior do Brasil permitiu provar a teoria publicada anos antes por Einstein. É uma leitura leve e própria para mentes curiosas de todas as idades, dos 8 aos 80.

• 21 Lições para o Século XXI, Yuval Noah Harari, Elsinore

 Depois de uma viagem pela história da espécie humana em Sapiens, e de uma história breve do amanhã em Homo Deus, Yuval Noah Harari publicou recentemente as 21 Lições para o Século XXI. O intuito do livro, nas palavras do autor, é estimular a reflexão e ajudar os leitores a participarem nos grandes diálogos do nosso tempo. As 21 lições organizam-se em cinco grandes temáticas, o Desafio Tecnológico, o Desafio Político, Desespero e Esperança, Verdade, Resiliência, que nos conduzem a uma grande reflexão: Seremos capazes de compreender o mundo que criámos? As férias são um excelente período para refletir, e discutir, sobre estes assuntos.

• O Tatuador de Auschwitz, Heather Morris, Editorial Presença

Este livro conta a história verídica de amor entre dois prisioneiros de Auschwitz, Lale e Gita, ambos jovens judeus eslovacos. Lale, ajudante do tatuador do campo de concentração, é obrigado a tatuar os números de série dos prisioneiros que chegam a Auschwitz, e assim conheceu Gita, por quem se apaixonou. É o testemunho direto de Lale Sokolov à autora Heather Morris, que nos faz conhecer uma história de superação, de sobrevivência, de amizade e de compaixão, vivida num dos locais mais cruéis da Segunda Guerra Mundial. Este livro relembra-nos os horrores de Auschwitz, mas também nos mostra a capacidade de resistência do ser humano.

Joaquim Sampaio Cabral, Professor catedrático e Professor Distinto do Instituto Superior Técnico, e presidente do Instituto de Bioengenharia e Biociências

•  Alan Turing: The Enigma, Andrew Hodges

“Alan Turing: The Enigma”, de Andrew Hodges, Vintage Books, London, 1983, 2014 Biografia sobre o matemático e pioneiro da ciência da computação, que teve um papel relevante na 2.ª Guerra Mundial no decifrar dos códigos das mensagens encriptadas “Enigma” da Alemanha Nazi.

• A Estranha Ordem das Coisas, António Damásio

“A Estranha Ordem das Coisas” de António Damásio, Temas e Debates, Círculo dos Leitores, 1.ª edição novembro de 2017 (vai atualmente na 6.ª edição portuguesa) Os sentimentos como força motriz da cultura humana e sua interação com a razão. O livro mais recente deste neurocientista português famoso que nos conduz ao longo do livro como a mente se expande, como os sentimentos se constroem, a consciência, a mente cultural humana e a medicina moderna e a robótica.

• As Cruzadas Vistas pelos Árabes, Amin Maalouf

“As Cruzadas Vistas pelos Árabes” *de Amin Maalouf, escritor libanês, Bertrand Edições 70, reimpressão junho de 2013 A história das cruzadas vista de uma versão oriental, que contrasta com as histórias das cruzadas do ponto de vista ocidental. Um livro para quem gosta a Idade Média e como a cultura árabe, nessa época, era superior à ocidental.

Mário Figueiredo, Professor catedrático e Professor Distinto do Instituto Superior Técnico, e investigador do Instituto de Telecomunicações

• The Ministry of Utmost Happiness, Arundhaty Roy

“The Ministry of Utmost Happiness” (“O Ministério da Felicidade Suprema”, na versão portuguesa), de Arundhaty Roy  (2017), é um dos livros de ficção de que mais gostei nos últimos anos; uma fantástica tapeçaria com histórias entrelaçadas noutras histórias, com uma estonteante diversidade de personagens. Não é uma leitura fácil e toca assuntos de grande importância atual, tais como a transexualidade, as disputas territoriais e religiosas e a violência que lhe está associada. O livro pinta um retrato duro, violento e fascinante da sociedade indiana, em particular das suas margens, e deve ser lido com tempo disponível, pois é importante mergulhar nele com alguma profundidade.

• The Beginning of Infinity, David Deutsch

“The Beginning of Infinity”, de David Deutsch (2012), é um dos livros que considero leitura essencial para qualquer pessoa interessada em ciência, em filosofia de ciência e no papel central que o conhecimento têm na humanidade. Certamente não é uma habitual “leitura de praia”, mas é sim para quem gosta de aproveitar a disponibilidade de tempo nas férias para se dedicar a leituras que requerem calma e profundidade. Concordando-se ou discordando-se das ideias apresentadas no livro, é certamente uma leitura desafiante e muito enriquecedora intelectualmente. Altamente recomendado!

• Gogol, Tolstói, Pushkin, Dostoiévski, Turgenev, Gorki

A minha terceira sugestão para leitura de verão não é um livro específico, mas sim uma qualquer coletânea (ou várias) de contos russos que inclua(m) autores clássicos como Gogol, Tolstói, Pushkin, Dostoiévski, Turgenev, Gorki e outros. Quase todos os grandes escritores russos produziram, para além das obras mais famosas, muitos contos de enorme qualidade. Em contraste com as duas recomendações anteriores, a leitura é fácil e fluída, não deixando no entanto de tocar nos temas universais e intemporais da condição humana. Uma fonte abundante de prazer literário de grande qualidade.