Talent Bootcamp 2023: Centenas de estudantes do Técnico cruzam-se com empresas no campus Taguspark

Foram mais de 200 alunos e 185 empresas que passaram pelo Instituto Superior Técnico, em mais uma edição do Talent Bootcamp no campus Taguspark, nos dias 5 e 6 de maio.

O nervosismo e entusiasmo chegaram ao campus Taguspark em força no dia 5 de maio e, com o foco apurado, mais de 200 estudantes passaram o dia a aprender e a treinar como fazer uma apresentação, de dois minutos, sobre si próprios às empresas – um pitch. Todos os presentes sabiam que o verdadeiro desafio iniciar-se-ia no dia seguinte, quando as 185 empresas se deslocassem ao campus apenas para os conhecer e ouvir. A 18.ª edição do Talent Bootcamp no Técnico (e 3.ª no campus Taguspark) reuniu quase 200 alunos e 185 empresas, ao longo de dois dias.

Os ensinamentos que cada estudante retira do Talent Bootcamp são muito diversos. Por um lado Filipe Leal, aluno de doutoramento em Engenharia Mecânica, explica que é “uma pessoa que tem dificuldade a articular o discurso em improviso” por isso precisa de definir pontos concretos e estratégicos, de modo a articular o seu discurso à volta deles. Em contrapartida, Daniela Muntean, aluna de mestrado em Biotecnologia, confessa que tem problemas com o oposto: “Eu funciono muito à base do improviso, começo a falar e depois perco a noção do tempo. Dois minutos acabavam muito rápido. A melhor dica que recebi foi procurar responder, no meu discurso, a três perguntas: quem é que eu sou, de onde é que eu vim e para onde é que vou. Até agora tem corrido bem!”.

Durante dois dias, os estudantes não só treinaram os seus discursos, como também puderam ouvir o das empresas, tanto em modo pitch, através de conversa informais ou painéis constituídos por patrocinadores e CEO’s. O objetivo seria antecipar o que é que o mercado de trabalho lhes reserva, que empresas estão disponíveis e com que tipo de trabalho.
Após a pandemia, esta foi a primeira edição do Talent Bootcamp no campus Taguspark, que se revelou a edição com mais adesão até ao momento no campus. “Acho que é um sinal extraordinário do trabalho que temos feito, em parceria com a Magma, e é uma oportunidade de fazer aquilo que é a nossa missão, enquanto Instituição de Ensino Superior: colocar o talento que vamos formando aqui, ano após ano, ao serviço do país, das empresas e do tecido económico” marcou o Presidente do Técnico, Professor Rogério Colaço.