Técnico Career Sessions alertam para a importância de preparar a entrada no mercado de trabalho

Através das várias sessões os alunos do 2.º ciclo tiveram oportunidade de ficar a conhecer as atividades que compõem o programa “Career Discovery@Técnico” que se assumem como um apoio fulcral na caminhada para o mercado de trabalho.

Para que nenhum aluno fique alheado das oportunidades e do apoio que podem encontrar no programa “Career Discovery@Técnico”, desta vez foram 3 as Técnico Career Sessions organizadas pela Área de Transferência de Tecnologia. A última sessão teve lugar esta quinta-feira, 3 de outubro,   e à semelhança do que acontecera nas anteriores ficou marcada pela adesão e interesse dos estudantes.

Coube ao vice-presidente do Técnico para o empreendedorismo e ligações empresariais,  professor Luís Caldas de Oliveira, conduzir a informativa e dinâmica sessão, explicando a importância do programa Career Discovery@Técnico  para que a entrada dos alunos no mercado de trabalho seja o mais positiva possível. “O Técnico criou este programa tendo consciência que hoje em dia para além de vos preparar muito bem tecnicamente, precisamos também preparar-vos para os desafios do mercado de trabalho e para os processos de recrutamento”, salientava o vice-presidente do Técnico. “A preparação da carreira é um objetivo importante que vos deve acompanhar durante o mestrado”, alertava a determinava altura, explicando depois o que podem os alunos fazer nesse sentido. “Precisam conhecer indústrias, companhias e pessoas. Este conhecimento é essencial para poderem tomar uma decisão acertada relativamente ao vosso futuro”, sublinhou.  As redes de contacto que o Técnico permite criar e que é importante saber fomentar, a preponderância de definir objetivos futuros, o conhecimento que é fulcral ter do processo e calendarização de recrutamento das empresas, e sobretudo as competências que são mais valorizadas no mercado e que os alunos do Técnico devem trabalhar e saber transmitir foram alguns dos pontos abordados ao longo da sessão.

“Os processos de recrutamento estão longe de ser perfeitos. Há dificuldade na validação das competências, cada empresa tem o seu calendário, modelos de recrutamento padronizados”, avisava o professor Luís Caldas de Oliveira. Esta afirmação permitir-lhe-ia fazer a ponte para a apresentação das várias atividades oferecidas pelo programa Career Discovery@Técnico, e que ajudam a suavizar as dificuldades inerentes ao processo de recrutamento.  Fazendo uma breve apresentação das várias iniciativas em que se desdobra o mesmo, e evidenciando as mais-valias que residem em cada uma delas, o vice-presidente do Técnico ia envolvendo os estudantes na sessão através da partilha das experiências dos mesmos em algumas das atividades, e dando espaço para a dissolução de algumas dúvidas.

Este ano há duas novidades no programa, partilhadas pelo docente:  o Técnico Alumni Mentoring Program e para os alunos que participaram nestas sessões o Técnico Career Coaching.